Na Sessão ordinária desta quarta-feira, 21, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado estadual Zó lembrou da solicitação de audiência com a direção da Ero Brasil Mineração Caraíba sobre o aumento da tarifa da água distribuída pela adutora que fornece água para a atividade mineral, além de consumo humano, agricultura e sedentação animal, e que beneficia comunidades de Juazeiro, Curaçá, Jaguarari e Uauá.
Na oportunidade, Zó relembrou que cerca de 100 mil pessoal são beneficiadas com esta água, e que somente 20% é utilizada para a atividade de extração de minério, 70% para a Agricultura e criação de animais e o restante para consumo humano. Entretanto, o aumento da tarifa em mais de 20 centavos implicaria num aumento significativo para a população das áreas urbanas e pequenos produtores rurais. O ofício solicita a presença de representantes da EMBASA, dos SAAEs de Juazeiro e Curaçá e de Associações de Pequenos Produtores.
“Este é um problema antigo. Muitos ficam com delírios desenvolvimentistas, faraônico e não resolvem as questões básicas, que é o acesso à água. Precisamos criar um distrito de Irrigação para atender a tudo isso, o que Abastecimento D’água, sedentação animal e agricultura, o que mudaria o custo da água para cada modalidade, e até poderia aumentar a oferta de água, já que hoje o volume bombeado de água pela adutora não atinge a 50% da capacidade do equipamento. Com isso, poderíamos resolver novas ligações para a Agricultura, para o consumo humano, ajudando a resolver problemas críticos como o do município de Uauá”, declarou o deputado Zo.
O parlamentar ainda ressaltou que esta foi uma demanda trazida pelo vereador e pré-candidato a prefeito de Uauá, Bosco do Sindicato e do vereador de Juazeiro, Mitu do Sindicato.