Notícia

“Zap Respeita as Mina”: Ministério adota experiência pioneira da SPM-BA no combate à violência doméstica

5 julho, 2023

Uma experiência pioneira de inteligência artificial, o Zap Respeita as Mina é um serviço de combate à violência contra as mulheres criada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do estado (SPM) com o apoio da Secretaria de Segurança Pública, em 2020. Adotado pelo Ministério das Mulheres, o projeto foi lançado na última terça (4), como forma de reforçar a luta contra a violência doméstica.

A ex-secretária da SPM, Julieta Palmeira, gestora da pasta na ocasião, relembrou a iniciativa baiana e celebrou o lançamento. “É uma experiência da SPM Bahia que agora foi adotada nacionalmente para qualificar ainda mais o 180”, afirmou.

Julieta ressaltou ainda a importância da ferramenta durante a pandemia de Covid-19. “Considero exatamente a relevância de divulgar que a SPM Bahia foi protagonista desse tipo de serviço que contribuiu muito durante a pandemia, quando as mulheres tinham dificuldade de deslocamento até uma delegacia para fazer uma denúncia”, conta. “Para nós representa uma incorporação de uma importante e efetiva inciativa de enfrentamento à violência contra as mulheres”, continua.

Como funciona:

A partir de mensagem de texto do WhatsApp atendentes em tempo real de acordo com uma classificação de risco, acionam a polícia. Para adicionar o Ligue 180 no WhatsApp, basta enviar uma mensagem para o número (61) 9610-0180. Funciona em todo o Brasil, 24 horas, todos os dias.

ZAP RESPEITA AS MINA
Na Bahia, a ferramenta também funciona pelo número (71) 3117-2815. É só enviar uma mensagem de texto. É possível, também, acessar o socorro através do site www.mulheres.ba.gov.br

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados