Notícia

X Encontro da Salvaguarda da Capoeira na Bahia fortalece a cultura afro-brasileira e homenageia mestres e mestras

31 outubro, 2024

De 1º a 3 de novembro de 2024, Ilhéus será o palco do X Encontro da Salvaguarda da Capoeira na Bahia, reunindo cerca de 200 capoeiristas de diversas regiões do estado. Com uma programação vibrante que inclui oficinas, vivências, palestras e rodas de capoeira, o evento ocorrerá em locais icônicos: Teatro Municipal (sexta-feira), Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (sábado) e Academia de Letras de Ilhéus (domingo).

O evento é uma realização do Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira na Bahia em parceria com o Instituto Cultural Bantu, com produção da Maré Cheia, apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia e da Secretaria Estadual de Cultura, através do IPAC – Instituto do Patrimônio Artístico Cultural e a parceria do Capoeira em Movimento Bahia – CMB e do Coletivo Ginga de Angola.

Mestra Princesa, presidenta da Salvaguarda da Capoeira da Bahia, enfatiza a importância do encontro: “Este evento é um espaço vital para a valorização da capoeira e de nossas tradições. Estamos unindo forças para preservar nossa identidade cultural e honrar a luta dos mestres e mestras que moldaram essa arte. Que este encontro inspire novas gerações a manter viva a chama da capoeira!”

Jurandir Santana, coordenador do Capoeira em Movimento e presidente do PCdoB de Salvador, destaca: “O encontro é um momento de resistência e fortalecimento da nossa cultura. Cada jogo e cada roda carregam um legado que nos une e nos inspira. Com o apoio do IPAC e da Secretaria de Cultura, reafirmamos nosso compromisso com a capoeira como símbolo de luta e inclusão.”

O evento também será marcado pelo lançamento do Prêmio Salvaguarda da Capoeira, que homenageará 10 mestres e mestras, reconhecendo suas contribuições à capoeira como patrimônio imaterial e símbolo de resistência cultural.

O Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira, instituído em 2023, participará ativamente do evento, discutindo diretrizes e ações prioritárias do Plano de Salvaguarda da Capoeira. Composto por 32 conselheiros, o conselho é responsável por implementar políticas públicas de preservação e desenvolvimento da capoeira na Bahia.

Reconhecida pelo IPAC como patrimônio imaterial, a capoeira é uma das mais expressivas manifestações culturais afro-brasileiras, presente em todo o Brasil e em mais de 170 países. Este evento reforça o compromisso da Bahia em manter viva essa tradição, promovendo o intercâmbio entre mestres e aprendizes de diferentes regiões do estado.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados