Notícia

Weslen Moreira destaca artesanato baiano e política de fomento na Expoartesanias, na Colômbia

9 dezembro, 2024

O coordenador de Fomento ao Artesanato da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Weslen Moreira, está à frente da participação do programa Artesanato da Bahia na Expoartesanias, em Bogotá, Colômbia. O evento, que começou em 4 de dezembro e segue até o dia 17, é um dos maiores encontros de artesanato tradicional da América Latina. Nesta edição, o Brasil é homenageado com um estande de 500 m² dedicado à diversidade do artesanato nacional. Além da exposição dos produtos, estão previstos encontros entre coordenadores estaduais e visitas técnicas a laboratórios de design locais.

Para Weslen Moreira, a presença da Bahia no evento fortalece o artesanato local e amplia seu alcance internacional. “A nossa produção é grandiosa e encontrará abrigo em espaços como este na Colômbia. É uma excelente oportunidade para demonstrarmos todo o nosso potencial e impulsionarmos nossos artesãos e artesãs”, afirma.

A delegação baiana conta com as mestras artesãs Maria do Carmo (Saubara) e Dinoélia Trindade (Dias D’Ávila), além das artesãs Sônia Costa (Salvador) e Claudinea dos Santos (Simões Filho). Seus trabalhos refletem a diversidade cultural da Bahia por meio de técnicas ancestrais, como renda de bilro, trançado de palha e manipulação da argila.

Weslen ressalta que o sucesso do artesanato baiano no exterior é fruto de políticas públicas consistentes. “O fomento ao artesanato é prioridade da Setre, e ações como esta mostram o impacto positivo de investir em nossos artesãos e artesãs. Participar de feiras internacionais fortalece nossa economia e preserva nossa identidade cultural”, pontua.

O programa Artesanato da Bahia é uma iniciativa da Setre, em parceria com a Associação Fábrica Cultural, que visa apoiar e expandir o mercado para os profissionais do setor.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados