Os vereadores Augusto Vasconcelos e Helio Ferreira, do PCdoB em Salvador, questionaram a decisão da Prefeitura de suspender linhas de ônibus, neste período de fim/início de ano. A decisão vai afetar, principalmente, os moradores de Narandiba e Doron, bairros da periferia da capital baiana.
Foram suspensas, a partir desta segunda-feira (26/12), as linhas 1125-01 (Narandiba/Doron/Hospital da Bahia x Rio Vermelho) e 1127 (Narandiba/Doron x São Joaquim/Ribeira). A previsão é de que a população fique sem o serviço de transporte até o fim das férias escolares, em fevereiro do ano que vem.
Helio Ferreira, que também é presidente do Sindicato dos Rodoviários, afirmou que a medida representa um retrocesso. “A gestão municipal não pode tomar uma decisão tão prejudicial como essa. O transporte de Salvador já é carente e desativar linhas só faz piorar o atendimento para a população”, argumentou.
Augusto Vasconcelos já morou em Narandiba e garantiu que a mudança vai penalizar, ainda mais, quem depende do transporte público no bairro. “A Prefeitura trata os moradores daquele bairro, e de outros, com desdém, como se durante o período de férias escolares as pessoas não tivessem o direito de ir ao Rio Vermelho ou à Ribeira”, disse.
Os edis do PCdoB ainda lembraram que, além da suspensão, já foram desativadas, recentemente, oito linhas de ônibus do sistema público de transporte de Salvador, sem um diálogo com a cidade. “Mais uma vez, a sociedade não foi consultada, nem o Conselho Municipal de Transporte e a Câmara Municipal foram ouvidos”, completou Augusto.