O Ouvidor-geral da Câmara Municipal e vereador de Salvador, Augusto Vasconcelos (PCdoB), se encontrou com o vice-governador do estado da Bahia, Geraldo Júnior, do MDB, na última quarta-feira (08), para discutir a tributação do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU da capital baiana. Acompanhado de membros do Movimento IPTU Justo Salvador, o diálogo ocorreu no gabinete da Vice-governadoria.
Em suas redes sociais, o vereador compartilhou que o encontro foi um passo importante para a causa.
“Sabemos que essa legislação atual precisa ser modificada, por conta das injustiças que são praticadas que detonam a economia da cidade, prejudicando imóveis residenciais, terrenos e imóveis comerciais. Estivemos aqui ao lado de moradores de diversos condomínios, levantando os problemas que acontecem nos diversos bairros da nossa cidade.” relatou Augusto.
Geraldo, que é pré-candidato a prefeito de Salvador, comprometeu-se a incorporar a pauta como uma de suas prioridades e elogiou a atuação de Augusto e do Movimento em prol da justiça tributária.
O Movimento IPTU Justo tem se mobilizado através das redes sociais, principalmente no Instagram @iptujustosalvador, denunciando os elevados valores do IPTU e da Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD), antes conhecida como Taxa de Limpeza Pública (TL).
“A gente não vai desistir até que a nossa cidade tenha um IPTU que respeite a capacidade contributiva das pessoas” afirmou o vereador.
No ano anterior, Augusto apresentou uma emenda ao PPI – Programa de Parcelamento Incentivado, aprovado em novembro de 2023 na Câmara Municipal, com o objetivo de corrigir as distorções do IPTU. No entanto, a emenda foi rejeitada pela base do prefeito.