Notícia

Unegro celebra 35 anos de luta por uma sociedade livre do racismo

14 julho, 2023

A União de Negros pela Igualdade (UNEGRO) é uma entidade nacional suprapartidária, fundada em 14 de julho de 1988, em Salvador, na Bahia. Hoje, ela completa 35 anos de articulação na luta contra o racismo, sexismo, homofobia, intolerância e racismo religioso, e todas as suas formas correlatas de manifestação, pela luta de classes.

A presidente licenciada da entidade, Ângela Guimarães, que agora responde pela Secretaria de Promoção Racial, manifestou a satisfação em fazer parte da entidade, parabenizou a União e destacou suas mais de três décadas de luta incessante contra o racismo. “Sou grata por toda formação, acolhimento e oportunidades que esta entidade me proporcionou e procuro devolver honrando seus princípios políticos. Sigamos enfrentando e combatendo o racismo, organizando a população negra e abrindo caminhos para um sistema de justiça social, equidade, direitos e liberdade”, disse.

Na Bahia, a presidente estadual da Unegro, Marina Duarte, reforça a importância da Unegro para a sociedade. Segundo ela, a instituição ajuda a construir consciência de classe, identidade, pertencimento de valores históricos da população negra e do povo brasileiro, bem como a defesa de direitos em acesso e oportunidade.

“A Unegro é essa entidade que faz a luta incessante para livrar a sociedade do racismo. E a gente luta por uma sociedade mais igualitária justa e sem extermínio das pessoas negras. Que tenhamos mais oportunidade de entrar nos espaços de poder e ter uma ascensão social e econômica”, conta, parabenizando a instituição.

A Unegro nasceu na capital baiana em um momento histórico de nosso país – abertura, redemocratização e Constituinte. Atualmente, está organizada em 25 estados da Federação e o Distrito Federal.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados