Notícia

Unegro-BA promove ato em comemoração dos 35 anos da entidade

24 julho, 2023

A União de Negros pela Igualdade (Unegro) completou 35 anos de existência no último dia 14 de julho, mas, na Bahia, as comemorações se estenderam. Nesta segunda (24), a sessão estadual da entidade promove um ato político no Centro Cultural Casa de Angola, às 18h30 em comemoração ao aniversário da instituição. De acordo com a presidente da Unegro-BA, Marina Duarte, na programação haverá exposição fotográfica, vídeo institucional e apresentação musical da cantora Josi Climaco.

“A exposição e vídeo contemplam personalidades marcantes, fundadores e pessoas que deram sua contribuição para a trajetória da Unegro. E o encerramento com uma atração musical memorável”, detalha Marina.

Fundada em 1988, a Unegro surge na capital baiana em um momento histórico de nosso país – abertura, redemocratização e Constituinte. Sua história se entrelaça às lutas ancestrais por liberdade, igualdade, dignidade e reconhecimento da população negra, e do enfrentamento a um sistema econômico, social e político assentado no racismo e no patriarcado. Celebrar seu aniversário, portanto, é comemorar a existência de uma voz incansável que clama por justiça social, como explica Marina.

“Nesses 35 anos, a Unegro tem tido uma voz ativa nessa incansável busca por uma sociedade antirracista, pela dignidade do povo negro, e tem feito essa luta em várias frentes. A Unegro diz que o racismo tem várias faces. Então, a gente luta por uma educação de qualidade com a valorização da cultura afro-brasileira, por igualdade no mercado de trabalho, principalmente para a valorização da mulher negra nos espaços de poder, de decisão, saúde, segurança, pelo fim do extermínio programado da população negra, pelo fim do extermínio em massa da nossa juventude negra. Então, esse ato hoje na Casa de Angola é mais um registro que a Unegro continua se rebelando e resistindo ao racismo estrutural e propondo novos ares para uma sociedade mais justa e de oportunidades para a população negra”, afirma.

Para o evento, foram convidadas personalidades marcantes da luta antirracista, como o presidente da Fundação Palmares, João Jorge; o Vovô do Ilê Aiyê; a deputada estadual Olívia Santana; a deputada federal Alice Portugal; os presidentes estadual e municipal do PCdoB, Davidson Magalhães e Aladilce Souza, respectivamente; o cantor Tonho matéria; além dos movimentos sindicais, juventude e união das mulheres (UBM).

 

Serviço:

O que: Ato de celebração dos 35 anos da Unegro

Quando: 24 de julho, segunda-feira

Onde: Centro Cultural Casa de Angola

Horário: 18h30

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados