Nesta semana, a secretária da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) da Bahia, Julieta Palmeira, assinou um acordo em cooperação com a Prefeitura de Guanambi para que seja implantado, no município baiano em questão, um Centro de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência.
Segundo a secretária da SPM, “o enfrentamento à violência contra as mulheres é um desafio que precisa de união de forças. É suprapartidário, interinstitucional e necessita de ações integradas dos vários entes federativos. É assim que tem que ser: unir esforços para ações de fortalecimento da Rede de Serviços de Acolhimento às Mulheres em Situação de Violência (CRAM). Guanambi é uma cidade de referência regional e merece ter uma rede mais ampla de serviços”, declarou.
Julieta Palmeira contou ainda sobre o caso recente de feminicídio duplo, de mãe e filha, que aconteceu no município, o que chamou atenção para a importância de políticas públicas locais e da mobilização da sociedade, dos setores do sistema de justiça e do sistema de segurança “para impedir a impunidade e estabelecer ações de prevenção e sensibilização. O CRAM é uma conquista da sociedade guanambiense e da Bahia”, ressaltou.