O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), está promovendo o Programa Trilha, com cursos de qualificação para inserção de jovens baianos no mercado de trabalho. Nessa última quinta-feira (9), aconteceu a aula inaugural do programa no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
O ‘Trilha’ está oferecendo 440 vagas na capital baiana, com um investimento que ultrapassa R$ 700 mil. Os cursos são de Doces e Salgados, Confeiteiro, Manicure e Pedicure, Garçom, Atendente de Farmácia, Azulejista, Carpinteiro, Web Design, Mecânico de Manutenção e Instalação de Aparelhos de Climatização e Refrigeração, Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica, Soldador, Informática Avançada e Mecânico de Manutenção de Automóveis.
O secretário da Setre e presidente do PCdoB-BA, Davidson Magalhães, reforçou que a qualificação profissional é um diferencial no mercado de trabalho. “É com essa visão que o Governo da Bahia realiza o Programa Trilha, que prepara a juventude de diversos municípios do estado para ocupar postos formais de emprego ou para desenvolver atividades empreendedoras. Que esse programa seja o caminho para que vocês encontrem um futuro melhor”, torceu.
A deputada estadual Olívia Santana, que esteve presente no evento, contou: “na minha fala, dei logo a ideia de que é preciso estudar, fazer cursos para melhorar o currículo. O racismo e as desigualdades socioeconômicas precisam ser combatidos, para tirarmos as barreiras que impedem a nossa juventude de trilhar com sucesso os caminhos da vida”, declarou.
O vereador Helio Ferreira, que também marcou presença na aula inaugural do Programa, sinalizou que os cursos ofertados são para jovens de baixa renda. “Sempre fundamental pensar em políticas públicas para incentivar e ajudar nossos jovens. Estamos juntos apoiando programas tão importantes como esse!”, afirmou o edil.
No evento, também estiveram presentes, conforme a Assessoria de Comunicação da Setre, o deputado federal Daniel Almeida, a superintendente estadual de Desenvolvimento do Trabalho, Rosane Porto, o vice-presidente do Conselho Estadual de Juventude, Ronald de Jesus, e representantes das instituições executoras dos cursos.
Com informação da Ascom-Setre.