A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) lançou, nesta quarta-feira (26), o Projeto Qualifica Turismo 2023, uma parceria da Setre com a Secretaria de Turismo (Setur) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O investimento foi de R$ 2.839.680 milhões, oriundos do Fundo Estadual do Trabalho (FTE).
“O qualifica turismo visa formar mão-de-obra especializada para atuar no Turismo, através de cursos de alto nível que atendam à demanda real do setor. Ao mesmo tempo que gera oportunidade de renda para grupos específicos e trabalhadores considerados estratégicos para a economia”, explica Davidson Magalhães, secretário da Setre.
Estiveram presente no evento além do titular da Setre, Davidson Magalhães, a deputada estadual Olívia Santana, o secretário do Turismo, Luís Maurício Bacellar, o Superintendente do Desenvolvimento do Trabalho da Setre, Rubens Deusdedith Santiago Filho, e representantes da Abrasel, nas figuras de seu presidente executivo, Luiz Henrique do Amaral e presidente do Conselho, Leandro Menezes. Representantes do trade turístico de um modo mais amplo estão convidados.
Cursos e Público-alvo
O Qualifica Turismo 2023 prevê inicialmente a realização de 50 turmas que devem beneficiar 1.000 pessoas nas 13 Zonas Turísticas da Bahia. Serão oferecidos cursos para recepcionista de hotel com noções de inglês e espanhol, condutor de turismo com ênfase no turismo religioso, camareiro, artesanato de biojoias e ecojoias, técnicas de vendas com noções de inglês, garçom e barman, sommelier, marcenaria náutica e mecânica náutica.
As matrículas serão abertas nos próximos meses. Quem tiver interesse em um dos cursos deve procurar uma unidade do SineBahia para acompanhar as datas para inscrições. Os endereços das unidades estão na aba do SineBahia, dentro do site da Setre (www.setre.ba.gov.br), em link localizado na coluna à esquerda.