O Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), lança a ‘Copa Feminina de Futebol Loreta Valadares’ nesta segunda-feira, às 14 horas, no Estádio de Pituaçu. A competição conta com um investimento de cerca de R$ 178 mil, resultado de convênio com o Ministério da Cidadania.
Com apoio técnico da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb, autarquia da Setre, o evento está com previsão para acontecer do dia 3 julho a 20 de agosto, contando com participação de mais de 400 jogadoras, organizadas em 20 equipes regionais nas categorias Sub-17 e Adulto.
O nome da Copa é em homenagem a feminista e ativista política Loreta Valadares, referência do Partido Comunista, que lutou contra a ditatura militar brasileira, tendo sido presa e exilada, e que deixou substancial contribuição ao movimento de mulheres pela luta por direitos no país.
Esse projeto existe desde 2019, ainda no modo piloto, e recebeu recursos provenientes da emenda parlamentar da deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA).
Com informações da Ascom Sudesb/Setre.