A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), sob a gestão de Ângela Guimarães, realiza a Semana Cultural Indígena. A iniciativa, que segue até o próximo dia 20, quinta-feira, tem parceria com a Secretaria de Educação (SEC), e percorre instituições de ensino da rede pública e particular da capital baiana com rodas de conversa, apresentações culturais, exposição de artesanato e oficinas temáticas.
Para a secretária Ângela Guimarães, essa é uma oportunidade para trocar de experiências e entender um pouco mais as vivências dos povos indígenas. “O projeto contribui para disseminar conhecimento sobre os povos originários, a partir da troca de experiências com indígenas de diversos grupos étnicos presentes na Bahia. É um projeto que reforça a pluralidade da presença indígena em nosso estado e contribui na desconstrução de preconceitos e estereótipos raciais ainda vigentes”, destaca Ângela.
O projeto integra as comemorações do Abril Indígena do Governo do Estado e teve início nesta segunda-feira (17), no Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, em Cajazeiras IV, Salvador. A Semana Cultural Indígena nas Escolas também integra os esforços da Sepromi e da SEC para garantir o cumprimento da Lei nº 11.645/2008, que tornou obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira na educação básica.