Proposta pela deputada baiana Olívia Santana, a Comenda 2 de Julho, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), foi entregue ao cantor e compositor Carlinhos Brown na manhã desta terça (13), pelos seus préstimos à cultura brasileira e mundial.
Segundo Olívia, a honraria foi entregue a Brown no ano do bicentenário da independência da Bahia, reconhecendo a importância de sua obra, que rompeu barreiras discriminatórias do mercado da música e abriu caminhos para outros músicos. “Brown é um dos artistas mais criativos e atuantes do atual cenário da música brasileira, dando visibilidade mundial à Bahia e ao Brasil. Ao lado da sua obra profissional ele também mantém um importante trabalho sociocultural em sua comunidade, o Candeal. É uma honra promover a entrega da Medalha 2 de Julho a quem tanto fez e faz pela nossa terra!”, afirmou Olívia na ocasião.
Além de Olívia, a entrega da Comenda contou com a presença da Ministra da Cultura Margareth Menezes, através de vídeo, do Presidente da Fundação Cultural Palmares João Jorge, do Governador da Bahia Jerônimo Rodrigues, do Presidente da Alba, o Deputado Adolfo Menezes, da Secretária da Sepromi Ângela Guimarães, do Secretário de Cultura da Bahia Bruno Monteiro, do Secretário de Cultura de Salvador Pedro Tourinho, Dona Madalena, mãe de Carlinhos Brown, o músico, cantor, compositor e pesquisador Seu Mateus, além do líder religioso Doté Hamilton.
A abertura da cerimônia teve apresentação da banda de percussão da Pracatum, associação social criada por Brown em 1994, que beneficia milhares de meninas e meninos carentes da Bahia através da música, oferecendo ainda cursos de idiomas, moda, reciclagem, oficinas e escolas. A entrega da honraria também contou com uma apresentação da Orquestra Afrosinfônica, conjunto baiano que faz uma abordagem erudita a pesquisas sonoras e conceitos ligados à música afro-brasileira, expressando-se sob forma de poemas sinfônicos, além de uma participação em vídeo do cantor e ativista baiano Lazzo Matumbi, interpretando o Hino Nacional.