Notícia

Projeto que institui piso salarial para assistentes sociais avança na Câmara com apoio de Alice Portugal

28 novembro, 2024

O Projeto de Lei 1827/2019, que estabelece o piso salarial para os/as assistentes sociais, alcançou uma importante vitória nesta quarta-feira (data da aprovação), ao ser aprovado por unanimidade na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados. A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), uma das autoras da proposta, comemorou o avanço e reforçou seu compromisso com a categoria.

“Estou muito feliz com a aprovação na Comissão de Trabalho da Câmara do projeto que institui o piso salarial dos assistentes sociais, do qual sou uma das autoras. Tenho muita honra de ser parceira dessa categoria tão fundamental para a consolidação de políticas públicas e para o combate à desigualdade no Brasil. Vamos seguir juntos na luta pela ampliação de direitos. Contem sempre comigo”, destacou Alice.

A aprovação é resultado de uma longa mobilização de assistentes sociais, entidades de classe e apoiadores da valorização do serviço social. O projeto busca garantir um salário digno para esses profissionais, que desempenham papel essencial no atendimento às demandas sociais do país.

Próximos passos

O PL 1827/2019 agora será analisado em outras duas comissões da Câmara:

  • Comissão de Finanças e Tributação (CFT): onde será avaliado o impacto financeiro e orçamentário da proposta;
  • Comissão de Constituição e Justiça (CCJ): responsável por verificar a legalidade e a constitucionalidade do texto.

Após passar por essas comissões, o projeto seguirá para votação no Plenário da Câmara, última etapa antes de ser enviado à sanção presidencial.

Mobilização continua

Alice Portugal também destacou a importância da mobilização da categoria para acompanhar as próximas etapas e garantir a aprovação definitiva do projeto:
“Esse é um passo importante, mas a luta não para. Precisamos continuar pressionando os parlamentares e defendendo essa conquista histórica para os/as assistentes sociais.”

O reconhecimento da profissão e a garantia de condições dignas de trabalho são fundamentais para fortalecer o papel dos/as assistentes sociais na construção de políticas públicas e no combate às desigualdades sociais no Brasil.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados