A prefeitura de Jacobina, no território Piemonte da Diamantina da Bahia, apresentou, na última segunda-feira (25/07), um plano de cargos e salários para a Guarda Civil Municipal (GCM). Demanda histórica da categoria, a proposta elaborada pelo Executivo foi encaminhada para a Câmara de Vereadores.
O próprio prefeito Tiago Dias (PCdoB) foi à Casa legislativa, acompanhado de guardas municipais, para entregar o documento, que vai ser agora apreciado pelos vereadores/as. Além da previsão de uma política de cargos e salários, os/as agentes de segurança também deverão receber coletes balísticos, novos uniformes e qualificação profissional.
“Hoje [25/07], foi um dia marcado na história da GCM. Acompanhado dos guerreiros e guerreiras da nossa Guarda Municipal, tive a honra de assinar e protocolar pessoalmente na Câmara de Vereadores o Projeto de Plano de Carreira da categoria”, disse o prefeito do PCdoB.
No ano passado, a Prefeitura destinou dez novas viaturas para a frota da Guarda Municipal de Jacobina, com o objetivo de oferecer “conforto, segurança e agilidade” para os/as servidores/as. Além disso, foi criada também em 2021 a Patrulha Maria da Penha no âmbito da GCM.
A Guarda Civil Municipal de Jacobina é composta de 110 servidores e, neste ano, completa 55 anos de atuação no município.