A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), sob a gestão de Ângela Guimarães, apresenta, nesta quinta-feira (25), às 9h, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, a Agenda Bahia de Promoção da Igualdade Racial. Trata-se de um conjunto de projetos, programas e ações voltado para geração de oportunidades, combate à discriminação e garantia de direitos de grupos étnico-raciais vulnerabilizados. O investimento total é de R$ 64 milhões.
A cerimônia contará com as presenças das ministras da Igualdade Racial, Anielle Franco, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e da titular da Sepromi, Ângela Guimarães. Na programação, apresentações culturais de Lazzo Matumbi e da Orquestra NEOJIBA.
Entre as medidas que serão anunciadas estão implantação de rede de lojas colaborativas do afroempreendedorismo, lançamento do Edital de Inclusão Socioprodutiva de Povos e Comunidades Tradicionais, construção de habitações quilombolas, regulamentação do Programa Ouro Negro e da Lei Moa do Katendê, oferta de linha de crédito específica para empreendedores negros, criação do Observatório Estadual de Combate ao Racismo, apresentação do Prêmio Makota Valdina de Boas Práticas da Educação Antirracista e instituição de Comitês Pró-Equidade de Gênero e Raça no Executivo Estatual.
O evento, que tem o apoio da Bahiagás, marca a celebração do Dia Internacional da África na Bahia, data simbólica para refletir sobre o processo de formação identitária, as influências culturais africanas e o enfrentamento ao racismo e às intolerâncias no estado.
Serviço
O quê? Lançamento da Agenda Bahia de Promoção da Igualdade Racial
Quando? Quinta-feira (25 de maio), às 9h
Onde? Salão Nobre da Reitoria da UFBA (Rua Augusto Viana, s/n, Canela-Salvador)
Como? Entrada gratuita