Notícia

Por meio da Sepromi, Ângela dá início à Caravana dos Povos de Terreiro

21 setembro, 2023

A secretária de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), Ângela Guimarães, deu início a primeira edição da Caravana de Educação em Direitos dos Povos de Terreiro. Na abertura do evento, que acontece em Cachoeira-BA, recôncavo baiano, Ângela formalizou cooperação técnica com a Defensoria Pública do Estado (DPE) formalizaram para levar o projeto a todos os territórios de identidade da Bahia.

“A Caravana de Educação em Direitos dos Povos de Terreiro é resultado do trabalho de instituições e movimentos sociais comprometidos com a defesa dos direitos humanos, a prevenção da violência às comunidades de matriz africana, o enfrentamento à intolerância religiosa e a superação do racismo como um marco estruturador da nossa sociedade”, afirmou a titular da Sepromi, Ângela Guimarães, na abertura da atividade que iniciou na última quarta-feira (20).

Ao longo do dia, foram abordados temas como Racismo Religioso, Estatuto da Igualdade Racial, Regularização Fundiária e Inventário, Direitos na Educação e Saúde, Previdência, Combate ao Racismo Estrutural e Imunidade Tributária. As lideranças religiosas conheceram também a estrutura da Sepromi, incluindo o Centro de Referência Nelson Mandela, e da DPE-BA, além dos diversos canais para denúncia de casos de violência religiosa. A programação contou ainda com um painel sobre a Lei Paulo Gustavo, que prevê mecanismos de incentivo a projetos culturais apresentados por povos e comunidades tradicionais.

A deputada estadual Olívia Santana prestigiou o evento. “ A luta por direitos no Recôncavo baiano é de rua e de redes culturais e de articulação política”, disse a palamentar na ocasião. Nesta primeira edição, a iniciativa teve o apoio da Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro (Fenacab) e da Prefeitura de Cachoeira.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados