O PCdoB e diversos movimentos sociais oficializaram, em plenária realizada no Ginásio dos Bancários da Bahia no último sábado (27), a pré-candidatura de Augusto Vasconcelos à reeleição para Câmara Municipal de Salvador (CMS).
A notícia foi confirmada durante o evento por Geraldo Galindo, presidente estadual da sigla.
“O Augusto, ele é um vereador da mais alta qualidade, da mais alta capacidade política. Como foi dito aqui, ele é o vereador das mais diversas causas , das grandes causas e ele abraça essas causas, com conteúdo, ele estuda e apresenta propostas.Vamos juntos rumo à vitória!”, afirmou Galindo, considerando o mandato de Augusto, imprescindível para a população de Salvador.
Augusto Vasconcelos, eleito com 6.041 votos em 2020, é o terceiro vereador mais votado entre os oito que compõem a atual bancada de oposição. Além de ser vereador pelo PCdoB, Vasconcelos desempenha papéis importantes, como a presidência do Sindicato dos Bancários da Bahia, a ouvidoria-geral da CMS e a presidência da Comissão do Trabalho, Emprego e Renda do legislativo municipal.
“Nosso mandato é um mandato popular, um mandato da classe trabalhadora. Toda a luta da classe trabalhadora foi o que possibilitou que nós tivéssemos um mandato para defender as diversas categorias, mas sobretudo, a democracia, para que nós tenhamos uma sociedade mais justa” ressaltou Augusto.
Com a presença de mais de mil pessoas, a plenária contou com parte do diretório do PCdoB. Além de Galindo, estiveram presentes, o presidente municipal da sigla, Jurandir Júnior; a deputado estadual Olivia Santana; a membro da Comissão Política Estadual e Municipal, Rosa Souza; a secretária de organização estadual, Marianna Dias; e os deputados federais Alice Portugal e Daniel Almeida.
Durante seu mandato, Augusto apresentou mais de 170 proposições na Câmara Municipal, sendo 12, relacionadas à luta anticapacitista. Enquanto Ouvidor-geral, atendeu cerca de 1600 demandas da população soteropolitana.
Além do diretório PCdoB, estiveram presentes na bancada da plenária, Ângela Guimarães, secretaria da SEPROMI – Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia; Álvaro Gomes, coordenador da Agenda Bahia do Trabalho Decente; Marleide Nogueira, conselheira do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência; Hermelino Neto, presidente da FEEBBASE – Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe; Luis Pataxó, presidente da UEB – União dos Estudantes da Bahia; Natan Ferreira, presidente da UJS – União da Juventude Socialista; Carlos Silva, presidente do SINTRACOM/BA; Marcelo Barbosa, presidente do SINDMOTO; Diana Damasceno, presidenta do SINTTEL/BA; Antônio José, presidente do SIMPOSBA; Juliete Barreto, coordenadora do Movimento MobilizaPsi; Rosângela Madureira, coordenadora do projeto Divas de Batom; Patrick Fortuna, estilista e organizador do Salvador Fashion Week; Kelson Melo, presidente da FABS – Federação das Associações de Bairros de Salvador; Roberta Guedes, coordenadora pedagógica do Colégio Maria Felipa; Souza, ex-presidente do Sindicato de Indústria Textil; Ivete Leão, presidente do Movimento de Moradia da Bahia; Ivonete Bispo, presidente do Conselho de Moradores do Centro de Salvador; Antônio Carlos Negreiros, presidente da FBK – Federação Baiana de Karatê; ; Sensei Carlos Lourenço, presidente da FBKI – Federação Baiana de Karatê Interestilos; Douglas Reis, presidente da ABEAQUI; Raimundo Dantas, presidente da Associação de Moradores Bahia de Todos os Santos; Anne Cristina – diretora da ACEB – Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia; Mônica Andrade, presidenta da ABAPSS – Associação Bahiana de Profissionais de Serviço Social; Rafael Neiva, superintendente da Caixa SR Norte/Sul da Bahia; Samio Cássio, superintendente da Caixa Econômica Federal em Salvador; Marcel Ornela, presidente da FEBAJU – Federação Baiana de Judô; Afonso Nunes, presidente da BOXEBAHIA – Federação de Boxe Olímpico e Profissional do Estado da Bahia; Fabricia, presidente do Loucas Pelo Vitória; Cleber Lopes, presidente do Esporte Clube Ypiranga; Roque Batista; coordenador do Projeto Saúde e Movimento; Hermes, presidente do Projeto Fênix; e lideranças dos bairros de Cosme de Farias; São Caetano; IAPI; Itapuã; São Cristóvão; e Mussurunga.