O escritor Pedro Marcelino, militante do PCdoB-BA, vai lançar seu terceiro livro, “Palavrório e Cidade”, neste domingo (22), às 10 horas, em Alagoinhas (Villa d’lagoinha, próximo à Lagoa da Cavada. Alagoinhas Velha). O evento vai contar ainda com uma sessão de autógrafos do autor.
Conforme Pedro, “Palavrório e Cidade” compõe a trilogia, antecedida por “Alagoinhas: o que a memória guarda” (2015) e “Grandes coisa!” (2018), de seus livros de crônicas sobre a memória afetiva de Alagoinhas, na Bahia.
O autor afirmou que essa terceira obra “trabalha a linguagem, a essência, e os problemas urbanos, contemporâneos: a segregação socioterritorial, a degradação ambiental que o município experimenta e a falta de financiamento para o desenvolvimento. Ao tratar desses problemas de Alagoinhas, nós estamos tratando também dos mesmos problemas que padecem os municípios brasileiros em geral, só que tratamos da cultura local, das nossas singularidades, daquilo que nos torna únicos”.
O prefácio de “Palavrório e Cidade” foi escrito pela professora Mabel Veloso e a orelha do livro pelo professor doutor Milton Júlio (UFBA). A publicação traz ainda comentários das professoras Edil Costa (UNEB) e Juliana Silva (IFPE) e do jornalista Marcelo Torres, um dos finalistas do Prêmio Jabuti 2021.
Em trecho do prefácio do livro, Mabel declarou: “li cada página como se estivesse de volta a Alagoinhas, ano de 1953. Voltei a velha Alagoinhas e uma saudade me tomou a mão e percorri suas ruas com lágrimas nos olhos”.
Com as suas obras, Pedro Marcelino segue cumprindo com o objetivo de preservar o patrimônio material e imaterial da região. Além disso, tem ativa atuação política em Alagoinhas, onde já foi vereador por dois mandatos, vice-prefeito e secretário municipal de Cultura.