Reunido na noite da última quinta-feira (25), no Sindicato dos Bancários da Bahia, o Comitê Municipal do PCdoB-Salvador (CM) aprovou as pré-candidaturas de dez quadros e militantes que disputarão a eleição para a Câmara de Vereadores do município.
A lista é composta por: Aladilce Souza (enfermeira, sindicalista, professora da UFBA e ex-vereadora); Anne Kelly (feminista e militante em torno das pautas de interesse das mulheres); Augusto Vasconcelos (bancário, sindicalista e vereador); Eduardo Paixão (artesão e empreendedor); Everaldo Neris (presidente da Associação Baiana de Cegos); Hélio Ferreira (rodoviário, sindicalista e vereador); Marcos Rodrigues; SenhoraMar (feminista e militante do movimento LGBTQIAPN+); Sirlene Assis (dirigente da Unegro, ex-ouvidora da Defensoria Pública da Bahia e presidente do Grupo Tortura Nunca Mais na Bahia); Valdeci Santos ou Escânio (humorista).
Também foi aprovado o Plano de Gestão para o biênio 2024/2025. Sintetizado em dez Projetos, dois serão prioridades. Até outubro deste ano o foco é a disputa eleitoral. Todos os esforços da militância e da direção deverão estar voltados para a eleição de mandatos parlamentares na capital baiana. Isto não quer dizer subestimar a estruturação partidária ou ação de massas por meio dos movimentos sociais, significa que tudo que realizarmos deve se entrelaçar, se interligar e serem direcionados à batalha eleitoral, que é uma importante arena da luta de classes na atualidade.
Pós eleição o foco será direcionado para a realização da “Caravana O PCdoB Abraça Você”. Depois de realizar a “Caravana 3×4 Digital” em 2023, a qual se dedicou fundamentalmente a debater questões de partido e realizar um diagnostico sobre o patamar de construção em que nos encontramos, a próxima se dedicará a mobilizar nossas fileiras em torno de campanhas próprias do PCdoB, localizadas territorialmente ou por segmentos, mas também para o conjunto da cidade.
Será prioridade da Caravana realizar dezenas de atividades de massas com feição própria do Partido. Saraus, carreatas, caminhadas, festas, rodas de capoeira, eventos esportivos, abaixo-assinados, panfletagens, agitações em locais de grande concentração e o que mais a criatividade permitir. O objetivo é realizar um profundo mergulho nos bairros e segmentos onde temos militância, ao passo que nos apresentamos de forma ampla e ostensiva.
Por fim a reunião elegeu a camarada Rosa Souza, Presidenta da CTB-BA, para compor a Comissão Política Municipal (CPM), dada a vacância que foi gerada em função do falecimento de nosso estimado camarada Eduardo Navarro. Rosa é integrante da Comissão Política Estadual (CPE) e era convidada permanente da CPM. Logo, sua eleição é, na prática, uma efetivação.