O novo Comitê Municipal do PCdoB-Salvador (CM) se reuniu, pela primeira vez, na segunda-feira (18/12), no auditório da APLB-Sindicato, para debater a conjuntura política, especialmente o quadro político e eleitoral de Salvador, apreciar proposta de novo regimento interno, realizar balanço da Conferência Municipal e definir os e as integrantes das novas Comissão Política Municipal (CPM) e Executiva Municipal (EM).
Para o presidente do Comitê Municipal, Jurandir Santana, “Este encontro marca o início do processo de definição do nosso projeto eleitoral e eleição das instâncias de direção partidária, que são as Comissões Política, a Comissão Executiva e de Controle do PCdoB. Além disso, a reunião prepara o partido para os desafios de 2024 e já sai, inclusive, com uma agenda principal focada na nossa participação na Lavagem do Bonfim, onde nós iremos lançar o Festival Vermelho, que é um festival nacional do PCdoB e que vai acontecer nos dias 22e23 de março de 2024 aqui em Salvador, quando nós esperamos contar com uma grande participação da nossa militância”.
A pauta foi apresentada por Daniele Costa, presidenta em exercício do PCdoB-BA, Jurandir Jr., presidente do PCdoB-Salvador e Manuela Simões, dirigente municipal e estadual do Partido.
Dani Costa, que também é Secretária Nacional de Mulheres do Comitê Central, ressaltou a importância da mobilização partidária realizada em 2023, dissertou sobre contradições existentes no governo Lula, mas também sobre a necessidade de empenharmos todos os nossos esforços na disputa de seu rumo e na garantia de seu êxito, vide números preocupantes que nos ronda, a exemplo dos 25% de brasileiros(as) que se identificam com o bolsonarismo.
Em tom de indignação, Jurandir Jr. analisou as movimentações que buscam tornar o vice-governador da Bahia, Geraldo Jr., candidato da base do governador Jerônimo Rodrigues à prefeitura de Salvador. Jurandir criticou a ausência de diálogo sobre o tema e a forma açodada com que o governo quer definir e impor opinião.
A deliberação sobre o projeto eleitoral de 2024 é que a direção deve seguir atenta aos acontecimentos e pautá-los cotidianamente. Um exame mais minucioso de nossa chapa proporcional também deve ser realizado nos próximos dois meses, dado que a tática se alterou com as condições da disputa. Ou seja, ao invés de podermos montar uma chapa própria completa, comporemos uma chapa com no máximo 44 candidaturas, divididas com outros dois partidos, PT e PV, que junto com o PCdoB integram a Federação Brasil Esperança (FBE).
Eleição das instâncias
A CPM tem como função principal tomar as decisões políticas, em consonância com a linha elaborada pelo CM. Já a EM, tem como tarefa principal a aplicação das deliberações da CPM e do CM, trata das questões políticas que surgem no cotidiano partidário e cuida de gerenciar os planos de estruturação partidária, em sintonia com as comissões auxiliares da direção.
Na ocasião, foi eleita também a Comissão de Controle, que apresentará relatórios regulares das atividades desempenhadas perante o CM, em particular da fiscalização das contas partidárias.
Confira abaixo quem são os integrantes de cada instância e o link para acesso ao regimento interno aprovado por unanimidade:
Comissão Política Municipal (CPM)
1 – Aladilce Souza – Vice-presidenta
2 – Aline Lima
3 – Ângela Guimarães
4 – Augusto Vasconcelos – Vereador de Salvador
5 – Cayque Guimarães
6 – Eduardo Navarro – Departamento Municipal de Quadros (DMQ)
7 – Elvia Magalhães – Secretária de Movimentos Sociais
8 – Emanoel Souza – Secretário de Formação e Propaganda
9 – Everaldo Augusto
10 – Fábio Primo
11 – Harlen Cunha – Secretário de Organização
12 – Hélio Ferreira – Vereador de Salvador
13 – Hilário Leal – Secretário de Movimento Comunitário
14 – Jerônimo Junior – Secretário Sindical
15 – Jéssica Baiano
16 – Jorge Carneiro – Secretário de Comunicação
17 – Jurandir Jr. – Presidente
18 – Kadine Bárbara
19 – Kilson Melo
20 – Manuela Simões – Secretária de Administração e Finanças e Secretária de Juventude
21 – Maria Laís
22 – Natália Oliveira – Secretária de Mulheres
23 – Reginaldo Oliveira
24 – Ronald Castro
25 – Suely Araújo
26 – Weslen Moreira
Executiva Municipal (EM)
1 – Aladilce Souza – Vice-presidenta
2 – Elvia Magalhães – Secretária de Movimentos Sociais
3 – Harlen Cunha – Secretário de Organização
4 – Jorge Carneiro – Secretário de Comunicação
5 – Jurandir Jr. – Presidente
6 – Manuela Simões – Secretária de Administração e Finanças e Secretária de Juventude
Obs.: Os vereadores Augusto Vasconcelos e Hélio Ferreira serão convidados permanentes das reuniões da EM.
Comissão de Controle
Davi Pires
Deoclides Cardoso
Kitty Tavares