Notícia

PCdoB debate candidaturas únicas em 2024 com Conselho político do governo

4 setembro, 2023

O presidente do PCdoB Bahia, Davidson Magalhães participou do conselho político do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) no último sábado (3), para tratar das candidaturas ao pleito de 2024. Nessa primeira reunião, Jerônimo fez um balanço das ações de governo até aqui e defendeu a necessidade de se estabelecer critérios para a definição de candidaturas únicas em ao menos 70 dos maiores municípios da Bahia.

No encontro, Davidson Magalhães destacou a importância do debate, no qual se fez avaliação da situação do governo e os prognósticos para os enfrentamentos eleitorais do próximo ano. “O governador demonstrou toda a sua expectativa de unir a base eleitoral em torno de um único projeto em um conjunto das cidades para que a vitória que ocorreu na última eleição majoritária no estado da Bahia também ocorra nos municípios consolidando, portanto, a força desse grupo”, afirmou.

A ideia é que, onde houver um prefeito de partido que apoiou Jerônimo e o presidente Lula (PT) em 2022, este deve ter prioridade e ter o respaldo de todos os aliados. Nas localidades em que houver disputa entre os partidos governistas, Jerônimo pediu que a discussão fosse esgotada inicialmente pelas próprias siglas e, em caso de não haver consenso, a questão deve ser levada à mesa do chefe do Executivo estadual para se tentar construir a unidade.

O governador não tratou objetivamente de nenhum município, e até mesmo sobre Salvador falou rapidamente. No entanto, Jerônimo defendeu que o candidato na capital seja o mais rápido possível. Entre os nomes mais fortes para a disputa, está o da deputada estadual Olívia Santana, apresentado pela sua legenda, o PCdoB-BA.

A reunião, segundo avalia Davidson, foi “extremamente positiva”, demonstrando a capacidade de articulação do governador “e a possibilidade dessas forças progressistas saírem juntas para derrotar os municípios, que ainda persistem em posições políticas atrasadas. Que essas posições sejam superadas nas próximas eleições. Esse é o esforço principal”, afirmou.

Davidson também destacou os resultados do trabalho do Governo da Bahia apresentados no encontro. “São balanços extremamente positivos, mais de três bilhões de investimentos públicos na Bahia nas diversas áreas, portanto, dando uma demonstração de que a Bahia tem seguido o caminho certo nesses últimos 16 anos e agora 16 anos e 8 meses”, concluiu.

Além de Davidson, também estiveram presente no encontro com o governador, presidentes dos demais partidos da base e do líder do PP na Assembleia Legislativa, deputado Niltinho; também marcaram presença o senador Jaques Wagner (PT), o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), o secretário estadual de Relações Institucionais, Luis Caetano (PT), o chefe de Gabinete, Adolpho Loyola (PT) e a deputada federal Lídice da Mata (PSB).

 

 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados