O PCdoB da Bahia, vai iniciar os debates para análise resultados eleitorais ainda esta semana. Para o presidente do partido, Geraldo Galindo, o resultado é relativamente positivo, levando em conta o cenário político em que se deu a disputa. A conquista de 15 prefeituras, 7 vice-prefeituras e a eleição 173 vereadores e vereadoras em todo o estado revela o desempenho de um partido com tradicional presença na política baiana. Ele enfatizou que o desempenho indica que o PCdoB tem a necessidade de apresentar um projeto eleitoral para 2026 que nos coloque na rota do crescimento de nossas posições.
O presidente também ressaltou a necessidade de um planejamento estratégico para o futuro. Ele acredita que a experiência adquirida nas eleições recentes será fundamental para enfrentar os desafios que virão. Além de consolidar a presença em prefeituras, o PCdoB busca expandir sua influência e fortalecer alianças. “Estamos comprometidos em trabalhar pela justiça social e pelo desenvolvimento da Bahia, e isso envolve unir forças com outros setores da sociedade”, completou.
Com uma visão voltada para o futuro, o PCdoB da Bahia se prepara para os próximos embates eleitorais, certo de que a mobilização e o engajamento serão fundamentais para manter a trajetória de crescimento e renovação política no estado.
Eleições no estado:
(Por Iram Alfaia)
A melhor performance eleitoral do partido nos municípios foi em Chorrochó. O administrador Dilan Oliveira obteve 80,23% dos votos dados a todos os candidatos. Ele foi eleito no primeiro turno pela coligação “Juntos para Chorrochó Continuar Avançando”, formada pelos partidos da Federação com o apoio do PP.
Outro bom desempenho foi do advogado Dr Pedrinho que teve 73,54% dos votos em Encruzilhadas. Além dos partidos da Federação, ele teve o apoio do Avante e PSD. A vice é Gislane, do PT.
Em Licínio de Almeida, o partido elegeu o empresário Chiquinho, que teve 53,27% dos votos.
Danillo foi reeleito em Várzea da Roça com 63,89% dos votos. O vice é Gerson de Orádio, do Avante.
Marquinho também foi reeleito em Itagibá com 67,27% dos votos. O vice, William, também é do Avante. A coligação contou ainda com o apoio do Solidariedade.
O PCdoB também reelegeu em Rodelas o prefeito Emanuel Rodrigues com 59,96% dos votos. O vice Aluisio Almeida também é do Avante. O PSD entrou na coligação.
Outra reeleição foi em Aratuípe onde o Professor Tone vai governar por mais quatro anos. O vice é Sivaldo do PV. O prefeito teve apoio ainda do PP, DC e PSB.
Roberto do Sindicato foi reeleito em Tapiramutá com 53,50% dos votos. O vice é é Dr Raelson, do PSD.
Dona Nilda foi reeleita para mais quatro anos na prefeitura de Poções. A professora obteve 53,80% dos votos. O vice é Bonfim do PT.
Daiane foi eleita em com 52,15% em Várzea Nova com ampla coligação envolvendo partidos como Pode, PSD, Avante e Solidariedade. O vice é Arlivan Pimentel, do PSD.
O vereador Edas Justino foi eleito prefeito de Caetanos com 55,04% dos votos. A vice é Fabiana Matos, do MDB.
O partido também reelegeu em Macururé Bergue de Josias com 65,55% dos votos. O vice Antônio Carlos é do MDB.
Em Remanso, foi reeleito Marcos Palmeira com 57,62% dos votos. O vice é Alair, do PT, cuja coligação teve ainda apoio do PP e MDB.
O empresário Gildo Mota foi eleito prefeito de Serrolândia com 59,84% dos votos. O vice é Karote do Aavante. A coligação teve apoio ainda do PP e MDB.
O administrador Neto da Pousada foi eleito prefeito de Seabra com 56,60% dos votos. O vice é Jorginho do Jatobá, do MDB. Ele teve apoio ainda do Pode e PSD.