Notícia

PCdoB cria Coletivo Nacional da Economia Solidária, a partir de iniciativa baiana

28 agosto, 2023

O Comitê Central do PCdoB, por meio da Secretaria de Movimentos Sociais, criou o Coletivo Nacional da Economia Nacional. O grupo de trabalho iniciou as atividades no último dia 17, no entanto, o partido comunista já tem desempenhado um papel ativo nesse movimento, especialmente na Bahia, onde adquiriu influência por meio da gestão pública voltada para a Economia Solidária.

“O partido começou a trabalhar com economia solidária aqui na Bahia. De forma organizada”, explicou Milton Barbosa, ex-superintendente da Economia Solidária no estado e um dos líderes do coletivo nacional. Segundo Milton, o partido vem trabalhando com economia solidária na Bahia há mais de 15 anos, por meio de superintendências ligadas ao governo do estado. Quase a metade desse tempo, sob sua gestão.

Milton explica, ainda, que essa experiência, junto à observação do interesse de dirigentes de outros estados pela economia solidária, é que fez com que surgisse o grupo de trabalho. Ele faz parte da comissão dirigente, da qual também estão inseridos Wenceslau Junior (Bahia), Samara Francione (Rio Grande do Norte), Clovis Vailant (Mato Grosso), Luciano Mina (São Paulo), Juliane Krause (Distrito Federal), Jose Paulo (Bahia) e Dayvid Souza (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI).

“À medida em que fomos nos organizando aqui, crescendo, fomos descobrindo que tinha muita gente do partido em outros estados que são da economia solidária, ou que pesquisam, têm empreendimento, associação, cooperativa, então tem muita gente que a gente foi se descobrindo nos eventos, nos encontros. Aí propusemos ao Comitê Central, que aceitou”, disse Milton.

O encontro que deu início às atividades do coletivo aconteceu na sede do partido em Brasília, e foi presidido pelo Secretário Nacional de Movimentos Sociais, André Tokarski, e contou com a participação de 24 membros do PCdoB provenientes de 10 estados brasileiros (Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará, Acre, Goiás, Mato Grosso, Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul).

Na ocasião, Milton Barbosa compartilhou um documento esclarecedor sobre a importância da Economia Popular Solidária no contexto brasileiro. O texto destacou a natureza da economia solidária como um conjunto de iniciativas que buscam alinhar a produção, distribuição e financiamento de bens e serviços com princípios como autogestão, solidariedade e cooperação. Além disso, salientou a necessidade de o PCdoB desempenhar um papel ativo nesse movimento, exercendo influência política e teórica.

Leia aqui a íntegra do documento 

 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados