O PCdoB da Bahia repudia veementemente o brutal assassinato da ialorixá Mãe Bernadete Pacífico, executada na noite da última quinta-feira (18/08), na própria residência, localizada no Quilombo Pitanga dos Palmares, no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Esse crime bárbaro contra uma atuante liderança quilombola representa mais uma afronta à luta por justiça e direitos humanos no Brasil.
Há anos, Mãe Bernadete vinha denunciando as violações de direitos resultantes dos conflitos de terra existentes no território. Ela também cobrava, insistentemente, investigações sobre o assassinato de seu filho, Binho do Quilombo, ocorrido em setembro de 2017 e que até hoje está sem respostas.
No dia 27 de julho deste ano, inclusive, a vítima participou de um encontro com autoridades nacionais, quando voltou a denunciar os problemas da comunidade, bem como a perseguição que vinha sofrendo. Na ocasião, estavam presentes a então presidenta do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Rosa Weber, e representantes do Ministério da Justiça.
Neste momento de dor e indignação, o PCdoB ainda manifesta solidariedade à família de Mãe Bernadete e cobra rigorosa e imediata investigação do caso, para que responsáveis sejam identificados e exemplarmente punidos. O Partido também pede proteção a todas as famílias que vivem no Quilombo Pitanga dos Palmares.
A vida e a luta de Mãe Bernadete não serão esquecidas.