O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) na Bahia está reativando o seu Coletivo de Meio Ambiente, reafirmando o compromisso com a defesa da natureza e o enfrentamento da crise climática, que se agrava com o avanço do modelo explorador do capitalismo. A primeira reunião do coletivo acontece na próxima quarta-feira, 19 de março, às 19h, em formato híbrido (presencial e virtual). O encontro terá como tema central “A crise do capitalismo e a questão ambiental”, além da definição de uma agenda estratégica para os próximos meses.
O secretário de Movimentos Sociais do PCdoB Bahia, Caio Botelho, destaca a relevância da retomada deste espaço de articulação. “A luta ambiental é de fundamental importância, pois estamos diante de uma crise ecológica que representa uma das maiores ameaças à sobrevivência da humanidade. E isso é resultado do sistema capitalista e sua busca incessante por lucros e exploração dos recursos naturais, intensificando os problemas ambientais e agravando as desigualdades sociais”, afirma.
O coletivo terá coordenação integrada por Aroldo Moreira, Elias Dourado, Gabriela Caldas, Iglesias Cabalero, Kitty Tavares, Orlando Freire e Orlando Silva, com acompanhamento da Secretaria de Movimentos Sociais. Além disso, qualquer militante do PCdoB na Bahia interessado na pauta ambiental poderá participar das atividades do grupo.
Para Caio Botelho, o debate ambiental deve estar no centro da luta política. “O relançamento do Coletivo de Meio Ambiente do PCdoB Bahia busca contribuir para essa tarefa estratégica. Mais do que nunca, a construção de um modelo econômico sustentável e socialista se coloca como uma necessidade urgente para garantir um futuro para as próximas gerações”, reforça.
As inscrições para a primeira reunião podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/meioambientepcdobba
*Local do encontro será divulgado em breve