Notícia

PCdoB Bahia realiza 1ª Conferência Estadual Antirracista no próximo sábado (15)

12 julho, 2023

O Partido Comunista do Brasil na Bahia realiza, no próximo dia 15 de julho, sábado, a 1ª Conferência Estadual de Combate ao Racismo – Por um Projeto Nacional de Desenvolvimento, antirracista e democrático. O encontro acontece através de plataforma virtual, a partir das 9h, com o objetivo atualizar a política do partido, teoricamente e organizativamente, sobre o combate ao racismo, além de unificar ainda mais o comitê estadual nesta linha de atuação. O encontro na Bahia prepara o partido para o evento Nacional.

“Nosso debate gira em torno da compreensão ao enfrentamento do racismo no Brasil, e essa atualização [a Conferência] envolve toda a militância e dirigentes do PCdoB. É um evento que mobiliza todo o partido”, afirmou o secretário Estadual de Combate ao Racismo, Alexandro Reis, explicando ainda que, para nortear os debates em prol do encontro, o PCdoB lançou um caderno de teses com 75 pontos sobre a questão antirracista que pode ser conferido aqui.

O documento lembra a importância de aproveitar o novo contexto político aberto com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais de 2022. “É neste novo contexto que o PCdoB pauta a Conferência Nacional de Combate ao Racismo, a partir de uma visão estratégica de elevar ainda mais o antirracismo como parte constituinte e destacada de um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento”, aponta o documento.

Nessa perspectiva, Reis avalia que o encontro é um acontecimento para compreender como, no cenário político atual, a nossa formação, “através do instrumento de luta teórico, Marxismo, pode contribuir com a nossa luta antirracista atual, tendo em vista a fase presente do capitalismo, e onde a desigualdade e outras formas de opressão têm se apresentado no mundo inteiro”.

Segundo a organizadora do encontro que irá acontecer nacionalmente, a deputada estadual do PCdoB da Bahia e secretária nacional de Combate ao Racismo do partido, Olívia Santana, “o maior desafio para o enfrentamento do racismo é criar uma consciência coletiva sobre o papel estratégico da luta antirracista”, afirmou em entrevista ao Portal PCdoB. A entrevista completa você pode acessar aqui.

Olívia ressalta que é preciso ter compromisso em todas as esferas, executivos e legislativos, com planos de trabalho que apresentem políticas públicas de enfrentamento ao racismo; e na composição das diretrizes partidárias, promovendo lideranças negras e candidaturas negras nas eleições municipais, estadual e federal. De acordo com Olívia, “a conferência vai contribuir pra dar essa chacoalhada e fazer com que a gente possa nivelar melhor o compromisso do conjunto dos comunistas na luta antirracista”.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados