Representantes do PCdoB repudiaram o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, pelas acusações de assédio sexual a funcionárias da instituição. Após abertura de investigação pelo Ministério Público Federal (MPF) das denúncias de assédio sexual, a expectativa é que Pedro Guimarães, que é ligado ao governo Bolsonaro, renuncie ainda nesta quarta-feira (29).
“Essas denúncias só reforçam tudo aquilo que é esse governo: machista, misógino e preconceituoso! O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, é um dos nomes mais próximos do presidente Bolsonaro e está no cargo desde o início do governo. Que horas ele vai cair?”, indagou a deputada federal Alice Portugal.
A deputada estadual Olívia Santana também manifestou seu repúdio. “Nojento e revoltante o comportamento do presidente da Caixa, denunciado por cinco servidoras por assediar mulheres sexualmente. Usa o poder da presidência para constranger as funcionárias. Uma das vítimas relata uma das falas mais nojentas: ‘A gente vai fazer um carnaval fora de época, com todo mundo nu. Vou te rasgar, vai sangrar’”, contou.
A parlamentar sinalizou ainda como o presidente da Caixa e o comportamento dele é encoberto pelo atual governo brasileiro. “O Bolsonarismo protege e promove esse tipo de gente. O babaca [Pedro Guimarães] é famoso pelos seus desmandos. Nunca deveria ter acessado qualquer cargo na Caixa, muito menos o de presidente. O apelido dele no órgão público é ‘Pedro Maluco’. Mas não é loucura, é misoginia, machismo em alto grau, mau-caratismo. Assédio sexual é crime e ele precisa ser exonerado para bem do serviço público e punido judicialmente. Respeito às mulheres!”, declarou Olívia.
Conforme o deputado federal Daniel Almeida, “as denúncias de assédio sexual envolvendo o Presidente da Caixa, Pedro Guimarães, precisam ser apuradas com o máximo rigor. Minha solidariedade e apoio às funcionárias da Caixa, vítimas dessa violência repugnante”, disse.
O vereador Augusto Vasconcelos também se solidarizou às mulheres vítimas do assédio. “As denúncias que envolvem o presidente da Caixa são muito graves e revelam mais um escândalo neste governo. Exigimos apuração rigorosa e afastamento imediato de Pedro Guimarães da direção do banco” afirmou.