Notícia

PCdoB-BA repudia agressões e ameaças contra vereadora Luciana Tavares

5 maio, 2022

O Comitê Estadual do PCdoB na Bahia repudia, com veemência, as agressões e ameaças sofridas pela vereadora Luciana Tavares, do Partido no município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), na última quarta-feira (04/05). Durante uma sessão da Câmara de Vereadores, o vereador Gabriel Bandarra (PSC), mais conhecido como Tenóbio, chegou a dizer que já teria ‘metido a mão’ em Luciana se ela fosse um homem.

O vereador do PSC, aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), usou da violência e da intimidação para tentar impedir Luciana Tavares de defender, na Casa legislativa, uma proposta de análise técnica para promover a incorporação de uma área ocupada por uma comunidade local ao poder público. Não é possível conceber ataques como esse, que objetivam desqualificar não só uma vereadora destacada e respeitada, mas também a população representada por ela.

Esse é mais um episódio de violência política de gênero e não pode ser tolerado, porque representa uma afronta os direitos de uma atuação livre que possui uma vereadora eleita, em um flagrante vilipêndio à democracia. A direção do PCdoB-BA acompanha o caso e cobra providências das autoridades para que o agressor responda pelos seus atos, de modo que a punição sirva como exemplar demonstração para a sociedade que não existe mais espaço para o machismo e a misoginia.

O PCdoB-BA ainda presta irrestrita solidariedade à Luciana Tavares, vereadora que muito honra o mandato que lhe foi conferido e orgulha a militância comunista pela combatividade e compromisso com a luta em defesa das vítimas das diversas opressões. A direção estadual também se coloca à disposição do Comitê Municipal de Lauro de Freitas.

Luciana Tavares e todas as mulheres merecem respeito! Quem usa o ódio como ferramenta política será derrotado, na primavera que já vem vindo.

Salvador,
05 de maio de 2022

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados