Notícia

PCdoB-BA participa da Conferência Popular pelo Direito à Cidade

7 junho, 2022

Nesse último fim de semana, de sexta à domingo, aconteceu, em São Paulo, a Conferência Popular pelo Direito à Cidade. O evento teve como objetivos: a construção democrática de uma plataforma de lutas urbanas voltada para o combate à desigualdade social e à predação ambiental; a discussão por uma redemocratização do país por meio de uma articulação nacional de agentes, atores e entidades vinculados à vida urbana e produção das cidades; a inserção do tema das cidades no Projeto Nacional para eleições de 2022.

A Conferência contou com a presença da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB-BA); da representante da FABS – Federação da Associação de Bairros de Salvador, Aline Lima; do diretor da CONAM – Confederação Nacional das Associações de Moradores da Bahia, João Pereira; e da Presidenta da UNA LGBT/BA, Lívia Ferreira.

Conforme João Pereira, um dos organizadores do evento, a CONAM, ao lado de entidades do movimento de moradia e movimento comunitário e entidades da área técnica do segmento urbano, elaborou, no ano passado, estratégias para a construção da Conferência Popular com a finalidade de apontar saídas para os problemas das cidades brasileiras.

“Um Projeto Nacional de reconstrução do país passa pela questão urbana, pois mais de 85% da população brasileira vive em área urbana. Entendemos que a produção da desigualdade nas cidades passa pelo racismo estrutural, pelo patriarcado e por todas as opressões interseccionais”, afirmou o diretor da CONAM.

De acordo com João Pereira, o evento reuniu 16 oficinas com diversas temáticas urbanas e sociais com enfoque na centralidade da função social da propriedade, da terra e da cidade. Na plenária final, foi produzida uma carta estabelecendo uma agenda de luta e resgate da justiça social. “Também deliberamos em favor da democracia, a soberania da nação e Fora Bolsonaro”, declarou.

Consoante Aline Lima, representante da FABS, que é filiada a CONAM, a carta contou com adesão de 626 entidades, após 232 eventos preparatórios. “Foi unanime o desafio da necessidade de derrotar Bolsonaro nas eleições 2022 para que haja a retomada de políticas urbanas desmontadas por ele”, afirmou.

PCdoB-BA na Conferência Popular pelo Direito à Cidade. Na ordem: João Pereira, Aline Lima, Getúlio Vargas Júnior (presidente da CONAM), Olívia Santana e Lívia Ferreira. Foto: Camila Moreno.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados