No cenário da tradicional Lavagem do Bonfim, em Salvador, o Partido Comunista do Brasil na Bahia (PCdoB-BA) foi destaque, trazendo sua marca de engajamento político e cultural para o evento que mescla tradição religiosa e manifestações populares. Membros do partido desfilaram pelas ruas históricas de Salvador, no Bloco do PCdoB, participando ativamente da manifestação que celebra o sincretismo religioso e a diversidade cultural.
Para o presidente do PCdoB na Bahia, Geraldo Galindo, a participação do partido foi uma expressão concreta do compromisso com a comunidade e com os valores que esta festa representa. “Em um evento que transcende as fronteiras religiosas para se tornar uma celebração da diversidade cultural, da identidade baiana e movimento político, a Lavagem do Bonfim, mais uma vez, provou ser um momento de união e respeito à tradição. Este ano, o Partido Comunista do Brasil na Bahia (PCdoB-BA) teve a honra de participar ativamente dessa festividade emblemática”.
A declaração foi corroborada pela vice-presidente do PCdoB-BA, Daniele Costa, que também é secretária de Mulheres do partido nacionalmente. “O PCdoB mobilizou-se com muito entusiasmo e a disposição da sua militância ocupando o trajeto com muita música e defesa das suas causas em prol dos interesses do povo baiano”, acrescentou.
O PCdoB-BA ainda contou com a participação expressiva de sua militância, movimentos sociais e demais lideranças que fizeram o percurso dos 8km entre a Igreja da Conceição da Praia até a Colina Sagrada, como a deputada estadual Olívia Santana, que pediu bênçãos e paz para as pessoas e o fim da violência e do racismo. “Quem tem fé vai a pé. 270 anos dessa belíssima festa do Senhor do Bonfim, criada pelas baianas dos terreiros de candomblé da Bahia. Cabe ido mundo e todas as formas de expressão de fé”, celebrou.
O deputado federal Daniel Almeida também esteve presente e celebrou a caminhada. “Mais uma caminhada de Fé, Coragem e Amor com o nosso povo! Subimos a Colina Sagrada agradecendo as conquistas do ano passado e renovando a nossa força para os novos desafios. Vamos juntos, com muita esperança e com as bênçãos de Senhor do Bonfim! Fé na Bahia! Fé na Luta! Fé em nosso Povo”, disse.
Aladilce Souza, pré-candidata à vereança de Salvador desejou, ao final da caminhada, um ano de muita alegria alegria e prosperidade para todos e todas. “Eu quero desejar ao povo da minha cidade, ao povo de Salvador, muita alegria durante esse ano, mas também muita força para a gente enfrentar as desigualdades. Sob as bênçãos do Bonfim iniciamos nossa caminhada rumo a luta por uma cidade mais digna a toda população, onde a prioridade seja a qualidade de vida do nosso povo, com direito a saúde digna e educação de qualidade”, afirmou.
Ângela Guimarães, secretária da Igualdade Racial, agradeceu a caminhada e pediu graças ao novo ano. “Mais uma vez cumprimos com fé e alegria a “maratona” de 8 Km ao lado do povo, agradecendo pelas conquistas e pedindo saúde e paz em 2024.
Com as bênçãos do Senhor do Bonfim, de Oxalá e o carinho do povo, estamos renovadas pra continuar ao lado do Governador Jerônimo Rodrigues trabalhando e fazendo mais pelo nosso povo. Como dizemos aqui na Bahia, agora sim 2024 começou!”.
Davidson Magalhães, secretário da Setre, também marcou presença e celebrou a Lavagem do Bonfim, “essa festa tão diversa e rica, onde todas e todos se encontram, respeitando as diferenças. É uma festa simbólica contra toda a intolerância religiosa e serve de exemplo para o Brasil e para o mundo. Em ano eleitoral, a festa dá a largada na campanha em Salvador. Nosso candidato Geraldinho largou com força!”.