O Comitê Estadual do PCdoB na Bahia conseguiu manter o número de cadeiras na Câmara federal e na Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA), nas eleições deste ano. Mesmo diante de um processo eleitoral difícil e da novidade da federação, o Partido manteve os dois assentos em Brasília e os quatro que possui no Legislativo baiano.
Foram reeleitos, neste domingo (02/10), os deputados federais Daniel Almeida e Alice Portugal e os deputados estaduais Olívia Santana, Bobô Tavares, Fabrício Falcão e Zó do Sertão. Ao todo, o PCdoB-BA recebeu mais de 638 mil votos – 372.907 para as candidaturas estaduais e 265.901 para as estaduais.
Segundo o presidente estadual do PCdoB, Davidson Magalhães, o resultado das urnas foi positivo e deve ser comemorado. “Para nós, essa foi uma grande vitória. Fizemos uma grande campanha e, ao que tudo indica, fomos o único partido que conseguiu reeleger toda a sua bancada”, disse.
Davidson também conclamou a militância do Partido a continuar na luta pela eleição do candidato a governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), e de Lula (PT), candidato à Presidência, que estão no segundo turno. “Vamos agora marchar juto para a vitória no segundo turno”, completou.
Nacionalmente, o PCdoB garantiu seis cadeiras na Câmara dos Deputados. Além de Alice Portugal e Daniel Almeida, também foram reeleitos Jandira Feghali (RJ), Renildo Calheiros (PE) e Márcio Jerry (MA), e eleita Daiana Santos (RS).