O Comitê Estadual do PCdoB na Bahia lamenta profundamente a morte do militante Gerônimo Lima Santos, mais conhecido como Trator, dirigente do partido em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Ele morreu nesta terça-feira (19/07), em Portugal, para onde tinha ido, em abril, para se encontrar com os filhos que vivem no país europeu e dar sequência a um tratamento médico.
Trator é natural do município de Entre Rios, mas escolheu viver em Camaçari, onde chegou em 1979, para trabalhar no Polo Petroquimico, na área da construção civil. Referência na mobilização dos trabalhadores, ele foi uma liderança destacada na greve da categoria de 1991, que culminou em uma vitória histórica, mesmo sendo oposição da direção do sindicato.
No PCdoB em Camaçari, Trator foi membro da direção municipal em diversos momentos, ocupando várias pastas e a comissão política. Por conta da recente mudança para Portugal, ele foi eleito conselheiro permanente do comitê municipal do Partido, decisão aprovada na última conferência.
A partida do estimado e insubstituível militante deixa uma lacuna imensa na luta em defesa da classe trabalhadora, da democracia, da soberania e da justiça social no Brasil. Trator será sempre lembrado pelo legado e pelo exemplo que deixa de bravura, abnegação, gentileza, generosidade, firmeza e caráter.
A direção do PCdoB-BA solidariza-se e se coloca à disposição da família e dos amigos de Gerônimo Santos, bem como dos camaradas do partido em Camaçari.
Trator, presente!