A Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviços Público, por iniciativa presidenta do colegiado, deputada Olívia Santana (PCdoB), realizou audiência pública na manhã da última terça-feira (2) com o tema “Implantação da empresa pública de audiovisual e de políticas públicas para o setor no Estado da Bahia”.
Segundo Olívia, com o projeto, é possível alavancar a cultura baiana. Na ocasião, a parlamentar ainda fez um chamamento aos empresários para que possam investir no audiovisual baiano. “A Bahia tem protagonismo no setor e temos que estar antenados aos movimentos que o audiovisual realiza no mundo e trazer nossas contribuições, e a criação da Bahia Filmes é um passo”, afirma Olívia.
A audiência pública foi um dos espaços de escuta da sociedade antes do Governo do Estado enviar para a Assembleia o projeto da criação da Bahia Filmes. E, ainda de acordo com a parlamentar, quando o projeto chegar para votação na ALBA ele já vem” cheio de boas contribuições tanto do poder público quanto da sociedade civil”.
Na audiência, a proposta de criação da Bahia Filmes, assim como sua possível estrutura e viabilidade econômica, foi apresentada por representantes da Associação de Produtores e Cineastas da Bahia (APC-BA); Associação da Games e Animação (Gama); a Associação dxs Profissionais do Audiovisual Negro (Apan); e a Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Nordeste e Norte (Conne). Também estiveram presente a secretária de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Ângela Guimarães, e, de forma remota, a deputada federal Alice Portugal.