A deputada estadual Olívia Santana, presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), realiza amanhã (4), audiência pública sobre a “Revogação do novo ensino médio e valorização dos Profissionais de Educação”.
A atividade tem o apoio da APLB e das entidades estudantis (UNE, UEB, Ubes e Abes) e acontecerá a partir das 9h, na sala de comissões da Assembleia Legislativa da Bahia. “Contamos com sua participação para esse debate tão importante para o futuro dos nossos jovens”, convoca Olívia.
Ainda segundo Olívia, o foco na educação deve ser a transformação social. “Precisamos de um projeto de educação que garanta os conhecimentos necessários para formar a cidadania, não só para o mercado de trabalho, mas para uma visão de mundo, uma capacidade de transformação social”.
A reforma prevista pela Medida Provisória 746 amplia a carga horária mínima do ensino médio, deixa como obrigatório apenas as matérias de língua portuguesa e matemática e torna facultativas, matérias como artes, educação física, Inglês e Espanhol. Com o novo sistema, os conteúdos passam a ser divididos em áreas do conhecimento de maneira similar ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Entre as principais críticas, profissionais do setor e unidades estudantis acreditam que há uma grande diferença sobre o que é proposto; a legislação que instituiu o Novo Ensino Médio não foi debatida amplamente; escolas públicas não têm infraestrutura; e aumento da carga horária, que era de 4 horas diárias e deve chegar a 7 horas por dia (turno integral) em 2024, não é atrativo para alunos mais pobres que precisam trabalhar.