A deputada Olívia Santana requereu ao Governo do Estado, através de indicação na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a ampliação da lista de convocação dos classificados e habilitados no Concurso da Secretaria estadual de Administração 03/2022, para contratação de professor e coordenador pedagógico da rede estadual de ensino. O documento, endereçado ao governador Jerônimo Rodrigues, ratifica a justeza do pleito daqueles que “anseiam pela ampliação da lista de convocação para as demais etapas, bem como a nomeação dos que já se encontram habilitados no referido concurso”.
Segundo a parlamentar, que preside a Comissão de Educação da ALBA, o Executivo estadual já nomeou 1.145 professores, 173 coordenadores e 14 coordenadores indígenas. Porém, apontou ela, o deficit de profissionais permanece em diversas localidades, “o que corrobora para o pleito dos profissionais que estão no aguardo de uma nova lista”.
Olívia Santana informou que recebe representantes da categoria que “buscam ter suas convocações e nomeações publicadas o quanto antes”. Sua intenção ao apresentar a indicação, segundo registrou a comunista, é pela “certeza que esta gestão está comprometida com a ampliação da capacidade de atendimento aos estudantes e às escolas”, e que o pedido “se assenta no objetivo de contribuir com a valorização dos professores e da educação para todos os baianos e baianas”.