Notícia

Olívia pede que CSU de Castelo Branco seja cedido para instalação do Ifba

11 fevereiro, 2025

A deputada Olivia Santana (PC do B) pediu ao governador Jerônimo Rodrigues que ceda o Centro Social Urbano de Castelo Branco para instalação e funcionamento de uma unidade do Instituto Federal da Bahia (Ifba). Ela disse que esta indicação “é fruto de reivindicação histórica dos idos de 1983” e que, em agosto de 2023, já havia pedido que o Governo Federal implantasse um campus do Instituto em Cajazeiras.

Na época, relatou, uma comissão formada pela Secretaria Estadual de Educação, Federação das Associações de Bairro de Salvador (Fabs) e outras organizações da sociedade civil realizou estudos de viabilidade e apresentou alternativa para implantação e funcionamento do campus. Na busca de um terreno para a construção da unidade educacional, foram considerados aspectos como acessibilidade e economicidade na aquisição da área e foi identificado o Centro Social Urbano de Castelo Branco como local adequado.

A área é pública e oferece “ótimas condições para a instalação do referido campus. Localiza-se numa área de fácil acesso e é articulada com outros 13 bairros da região de Cajazeiras”, justificou Olívia Santana, adiantando que o Governo Federal já autorizou a construção do Ifba em Cajazeiras, e que “o Governo da Bahia vai viabilizar a presença de uma instituição de ensino superior pública e gratuita no miolo de Salvador”. Para ela, “isto significa apostar na descentralização e democratização do ensino superior”, sendo, assim, “um pedido justo e necessário”.

A cessão do Centro Social para instalação do campus, opinou a deputada, “atende uma demanda antiga da população e coopera para o fortalecimento do comércio local, formação de mão de obra qualificada, além da geração de emprego, trabalho e renda”.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados