Notícia

Olívia pede ampliação do Centro de Assistência ao Diabetes e Endocrinologia

14 agosto, 2024

Em indicação apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a deputada Olívia Santana (PC do B) sugeriu ao governador Jerônimo Rodrigues que, através da Secretaria de Saúde (Sesab), promova a ampliação do Centro de Referência Estadual para Assistência ao Diabetes e Endocrinologia (Cedeba).

A medida, argumentou a parlamentar, visa garantir maior cobertura de atendimento à população acometida do diabetes mellitus e doenças derivadas, assim como obesidade, disfunção tireoidiana, entre outras doenças endocrinológicas. Criado em 1994, o Cedeba é uma unidade vinculada à Sesab e possui equipe multidisciplinar para atendimento em especialidades como endocrinologia, odontologia, oftalmologia, ginecologia, urologia, nefrologia, cardiologia, angiologia, psicologia, serviço social, nutrição, enfermagem, dentre outros.

O centro também oferece estágios curriculares, desenvolve pesquisas clínicas e epidemiológicas, promove capacitação e desenvolvimento de recursos humanos e assessora diversas diretorias da Sesab e municípios na organização de serviços de saúde e linhas de cuidado nas áreas de diabetes mellitus e endocrinologia geral.

Atualmente, contextualizou a deputada, o acesso da população se dá de forma referenciada, não se caracterizando como unidade de atendimento por demanda espontânea. “O equipamento tem servido de modelo para outros centros de referência da Sesab. Com o seu crescimento, surgiu a necessidade de adequação e ampliação de espaço físico e de pessoal para atender o aumento progressivo da demanda, abrangendo também outros profissionais da equipe multidisciplinar que, no momento, contempla as áreas de medicina, nutrição e enfermagem”, explicou.

Olívia Santana frisou que o aumento da demanda requer ampliação da área física do centro para contemplar novos serviços voltados para a inclusão e avaliação de novas tecnologias e abordagens diagnósticas e terapêuticas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Há 21 anos, contou a legisladora, o Cedeba ocupa o 3º andar do Centro de Assistência à Saúde (CAS).

Ao longo do tempo, continuou ela, surgiu a necessidade de ampliação do serviço de oftalmologia para incorporação de equipamentos que possibilitem avaliação e tratamento de ponta para retinopatia diabética; ampliação e adequação do serviço de pé diabético; ampliação do laboratório para implantação dos setores de biologia molecular e citopatologia de tireoide; ampliação da farmácia para melhoria do acondicionamento de termolábeis; consolidação do serviço do TeleCedeba; adequação da área de ensino para aumento da oferta de vagas da residência de endocrinologia e implantação da residência multiprofissional e do serviço multidisciplinar de assistência à transexualidade.

Nesse sentido, apontou Olívia Santana, para que se possa contemplar todas estas necessidades, o centro precisará passar por ampliação e adequação da infraestrutura da unidade. “Com a realização desta reforma passaremos a ofertar sete novos serviços, além da ampliação de oito outros serviços já existentes. Com isto, poderemos aumentar a capacidade instalada em três vezes, o que representará um incremento no número total de atendimentos que atualmente está em média de 15 mil ao mês e passará a ter expectativa de 45 mil atendimentos por mês”, concluiu a deputada.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados