Notícia

Olívia celebra os sete anos de tombamento do Terreiro Unzó Tatêto Lembá

19 maio, 2023

A deputada Olívia Santana apresentou, na Assembleia Legislativa, uma moção de congratulações pela passagem do 7º aniversário de tombamento do terreiro Unzó Tatêto Lembá como Patrimônio Cultural de Camaçari. Em 10 de maio de 2016, a casa se tornou a primeira a receber o reconhecimento do gênero no município.

O Unzó Tatêto Lembá, localizado no Parque Real Serra Verde, é de tradição bantu, vinculado à matriz muxicongo do Candomblé Angola na Bahia, cuja principal referência é a matriarca Maria Genoveva do Bonfim, também conhecida por Maria Neném, a grande Mam’etu Tuenda dia Nzambi, fundadora do Terreiro Tumbenci. O templo possui mais de três décadas de funcionamento, sendo um espaço singular de preservação das dimensões simbólicas e dos bens materiais da tradição bantu.

“A arquitetura peculiar do Unzó Tatêto Lembá é um convite especial, uma oportunidade única de contemplação dos símbolos que envolvem todo o espaço, que inevitavelmente aguça os sentidos para vivenciar a experiência do mundo dos Nksi aqui na Terra, considerando as dimensões religiosa, cultural, histórica e política”, explicou a deputada.

Ainda conforme a moção protocolada por Olívia Santana, a comunidade do Unzó é formada por cerca de 200 pessoas, filhos e filhas, iniciados e não iniciados. “É um espaço irradiador de políticas públicas para atender grupos sociais vulneráveis, abriga a Escola Municipal Zumbi dos Palmares e realiza projetos e ações relacionadas à aplicação da Lei no 10.639/2003, com formação e qualificação profissional de jovens e adultos, entre outras iniciativas de promoção da igualdade racial e dos povos e comunidades tradicionais”, disse.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados