Notícia

Olívia apresenta projeto para instituir o Dia Estadual do Reggae

22 maio, 2023

Em projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a deputada estadual Olívia Santana propõe instituir o dia 11 de maio o Dia Estadual do Reggae. A proposição também autoriza o Poder Executivo a realizar atividades de promoção e acesso à cultura reggae na Bahia, a criar Comissão Especial do Reggae, com a atribuição de elaborar e articular a execução de ações e atividades de promoção da cultura reggae, e a apresentar o Programa Estadual de Salvaguarda e Incentivo da Cultura Reggae da Bahia.

Olívia Santana lembrou que já existe a Lei Federal nº 11.630, de 11 de maio de 2012, sancionada pela então presidente da República, Dilma Rousseff, institui o Dia Nacional do Reggae em homenagem ao cantor e compositor jamaicano Bob Marley. A parlamentar argumentou ainda que a Bahia e o Maranhão são os estados onde a cultura reggae está mais enraizada.

“São as praças difusoras de músicas, linguagens, moda e estilos inspirados no movimento jamaicano, que conquistou o mundo. Na Bahia, o reggae penetrou em todas as regiões e exerce influência em diversos setores do mundo artístico baiano. Vale destacar que Gilberto Gil é o precursor do gênero no Brasil. Aqui também foi criado o samba reggae, ritmo musical conhecido mundialmente através do Bloco Afro Olodum”.

Olívia explicou também que o reggae é negócio que movimento a economia. “A cadeia da economia criativa do reggae movimenta a criação e consumo de produtos e serviços, que geram emprego, renda e trazem divisas para a Bahia, através dos shows, venda de vestuários, instrumentos musicais, livros, hospedagem, alimentação e bebidas. ‘Reggaenomics, como dizia o chefe de comunicação do Banco Central da Jamaica, Tony Morrison”.

“Portanto, esta iniciativa se justifica pelo exposto acima e por ser um pedido legítimo e oportuno do Movimento do Reggae da Bahia e da comunidade Rastafari, conforme apresentação feita pela organização Aspiral do Reggae, com apoio da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen) e pela União de Negros (as) pela Igualdade (Unegro). Trata-se ainda de um reconhecimento e homenagem aos saudosos companheiros de luta: professor Manoel de Almeida Cruz e comunicador Lino de Almeida”, concluiu Olívia Santana.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados