Notícia

Olival Freire Jr. é o novo diretor científico do CNPq, ligado ao MCTI

13 fevereiro, 2023

Foto: Divulgação

 

O professor, físico e historiador da ciência Olival Freire Junior, do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi anunciado como o novo diretor científico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A entidade é ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pasta que, no governo Lula, tem Luciana Santos à frente.

Olival afirmou que, com a nova missão, tem o desafio de retomar a força e a pujança da pesquisa brasileira e que, para isso, vai contar com um time qualificado. “É uma honra de trabalhar sob a liderança da primeira mulher ministra da Ciência e Tecnologia no País, Luciana Santos, e do presidente do CNPq Ricardo Galvão, que considero um herói”, disse.

Criada recentemente, a Diretoria Científica do CNPq resulta da fusão das diretorias de Engenharias, Ciências Humanas e Sociais e de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde. O setor é responsável pela definição e gestão dos temas e das linhas de fomento à pesquisa no País, atuando em relação direta com a comunidade científica, a fim de identificar suas agendas e prioridades, e refletindo as orientações do governo.

Pesquisador de projeção nacional e internacional, o professor Olival é também um gestor de comprovada competência. Na UFBA, por exemplo, assumiu cargos que foram responsáveis pela implantação de diversas iniciativas que elevaram significativamente as condições de realização da pesquisa na instituição, a exemplo da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.

Em 2011, o livro ‘Teoria quântica: estudos históricos e implicações culturais’, organizado pelo professor, foi o vencedor do Prêmio Jabuti, na categoria Ciências Exatas. Olival Freire também integra o Comitê Estadual do PCdoB na Bahia.

 

Com Ascom/UFBA

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados