A Secretária Estadual de Assuntos Indígenas do PCdoB, lamenta profundamente o episódio de violência contra o povo Pataxó Hã-hã-hãe do Território Indígenas Caramuru Catarina Paraguassu, que foi vítima de ataque de fazendeiros, mesmo com a presença no local do efetivo da Policia Militar do Estado, na tarde desse domingo (21).
Exigimos justiça para o povo Pataxó Hã-hã-hãe e para a liderança Maria de Fátima Muniz Pataxó que teve a vida ceifada pela violência de criminosos latifundiários. Isso nos mostra que o capitalismo falhou e continua falhando miseravelmente com os povos e comunidades indígenas.
É necessário intensificar uma atuação mais comprometida das autoridades do Estado com a pauta da demarcação das Terras Indígenas. A falta de uma efetiva política de estado que garanta as demarcações termina contribuindo para gerar o clima de violência que ceifa a vida dos indígenas. Ainda há uma grande distância a ser percorrida para assegurar efetivamente os direitos dos povos indígenas.
É inadmissível que violências como esta continuem acontecendo. As instituições de estado precisam trabalhar permanentemente para que todos os culpados por este crime bárbaro sejam identificados e devidamente punidos.
O PCdoB expressa solidariedade aos familiares das lideranças e segue acompanhando o caso, cobrando providências das autoridades responsáveis.
22 de janeiro de 2024
Secretaria Estadual de Assuntos Indígenas do Partido Comunista