O PCdoB Bahia vem a público, com profundo pesar, lamentar o falecimento do ex-deputado federal Luiz Alberto Santos (PT-BA). Luiz, que também era petroleiro e assessor na secretaria de Justiça e Direitos Humanos, veio a óbito na manhã desta quarta-feira (13), em Salvador, vítima de infarto, aos 70 de idade.
Luiz Alberto se tornou referência na luta antirracista na Bahia e no Brasil. Em sua trajetória de militância, participou, em 1978, da fundação do Movimento Negro Unificado, e era liderança nacional do Movimento Negro até a data de hoje; atuou nas articulações para a fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) na Bahia em 1980; e teve participação na criação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em 1984.
Em sua atuação na Câmara dos Deputados, Luiz Alberto foi peça chave para a consolidação do Núcleo de Parlamentares Negros do PT e criação da Frente Parlamentar em Defesa da Igualdade Racial. Em 2007, se tornou o primeiro secretário estadual da Promoção da Igualdade (Sepromi). Em 2022, recebeu a Comenda 2 de Julho, maior honraria entregue pela Assembleia Legislativa da Bahia, pelos seus trabalho em benefício da sociedade.
Por tão inestimável perda, o Comitê Estadual e o PCdoB da Bahia manifesta sentidas condolências, neste momento de dor, aos familiares e amigos, e acredita que seu histórico de lutas seja um legado que serve de exemplo a ser seguido.
Luiz Alberto, presente!