A antropóloga Naira Gomes foi eleita, nesta sexta-feira (05/05), a nova ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado (DPE-BA), para o biênio 2023-2025, com 6 dos 9 votos, após sabatina do Conselho Superior da Defensoria Pública. Com a vitória, Naira vai substituir a atual ouvidora-geral, a ex-presidente estadual da União de Negros e Negras pela Igualdade (Unegro), Sirlene Assis.
Cofundadora e presidenta da Marcha do Empoderamento Crespo, Naira tem formação na área das ciências sociais e experiências de uma atuação institucional combativa junto à Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, e as Comissões de Educação e dos Diretos das Mulheres da Assembleia Legislativa da Bahia.
A ouvidora eleita também acumula vivências e lutas no Movimento Negro, no Movimento de Mulheres, nos Movimentos de Base e da Classe Trabalhadora; sempre comprometida com reparação, retratação, igualdade racial e equidade. Questões que considera premissas de um Estado comprometido com seu povo.
“Grande orgulho e honra conquistar essa posição. A gente sente o peso da responsabilidade, pois estamos lidando com direito, justiça e dignidade. E a Defensoria tem essa missão. Portanto, é uma atividade que vou desenvolver com zelo e dignidade, para que a Defensoria faça a diferença na vida das pessoas”, conta Naira. “Nós nos juntamos como ouvidora hoje, mas estamos há mto tempo nas ruas lutando por esses direitos que há muito tempo nos foi negado”, conclui.