A secretária da Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), Ângela Guimarães, aproveitou a Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira (11), para lembrar dos anúncios importantes feitos pelo governador Jerônimo Rodrigues neste início de 2024. “O povo baiano costuma dizer que o ano só começa depois do Bonfim. Embora isso seja dito, a gente já está trabalhando há bastante tempo, para aperfeiçoar e expandir as políticas de promoção da igualdade racial para os povos e comunidades tradicionais, além das ações de combate ao racismo”, ressaltou.
Ângela falou sobre o diálogo social com os representantes dos blocos afro, que, em sua avaliação, tem sido muito produtivo. “O governo pactuou e lançou a temática do Carnaval da Bahia em homenagem aos 50 anos dos blocos afro, reverenciando essa presença importante e marcante, única, singular da cultura afro, da presença africana na cultura baiana. Estamos nesse processo das festas populares, e em preparação para um grande Carnaval, com promoção de direitos, diversidade, e com o maior investimento no programa Ouro Negro, que apoia os blocos afro, afoxé e de samba, de reggae, de samba reggae”.
Ela ainda acrescentou que a pasta terá um diálogo com representantes quilombolas, dos vários territórios do estado, para “fazer essa escuta social, para o aperfeiçoamento das políticas dirigidas a esse segmento, uma vez que o estado da Bahia é o estado com a maior população quilombola do Brasil”.