Representantes de movimentos sociais, coletivos e populares realizam, nesta terça-feira (11), ato em defesa do povo palestino. A concentração, marcada para acontecer às 16h, em frente à Escola Politécnica da UFBA, no bairro da Federação, em Salvador, foi convocado pelo Comitê de Solidariedade à Luta do Povo Palestino, do qual fazem parte partidos políticos de esquerda, sindicatos, entidades estudantis, movimentos sociais, acadêmicos e personalidades. A iniciativa é uma forma de apoio às vítimas do massacre sionista no Oriente Médio.
O grupo faz duras críticas à forma como o governo de Israel tem atuado no conflito contra o grupo islâmico Hamas na Faixa de Gaza. Segundo os manifestantes, existe um processo de limpeza étnica contra os palestinos. Para os líderes do movimento, a preocupação é reforçar que o protesto não é antissemita, mas de condenação aos ataques militares de Israel e de defesa da criação de um Estado palestino independente.
Segundo o secretário de Movimentos Sociais do PCdoB-BA, Caio Botelho, o ato dessa terça-feira vai reafirmar a nossa solidariedade ao povo palestino. “É dever de qualquer amante da paz, da justiça e da liberdade apoiar a causa palestina e seu legítimo direito de resistir à ocupação de seu território e violação de seus direitos mais básicos. Defendemos um cessar-fogo imediato e a criação de um Estado da Palestina como saídas para interromper esse genocídio em curso”, afirma.
Serviço:
O quê: ato em defesa da Palestina.
Quando: 11/06 (terça-feira), às 16h
Onde: concentração em frente à Escola Politécnica da UFBA (Rua Prof. Aristides Novis, Federação)