Notícia

Movimentos Sociais do PCdoB-BA debatem participação do partido nas lutas populares

19 janeiro, 2024

Na noite da última quinta-feira, dia 18 de janeiro, os Movimentos Sociais vinculados ao Partido Comunista do Brasil na Bahia (PCdoB-BA) se reuniram em um encontro significativo no Sindicato dos Bancários, em Salvador. A reunião teve como objetivo principal discutir pautas relevantes e fortalecer a articulação entre os diversos grupos que compõem os movimentos sociais aliados ao partido.

O evento contou com a presença do presidente do PCdoB da Bahia, Geraldo Galindo, que considerou o encontro produtivo e promissor. “Tivemos uma importante reunião, com público qualificado, debate de alto nível, minha primeira reunião com movimentos sociais depois que assumi a presidência”, contou. Segundo o líder comunista, a diversidade de setores representados demonstrou a abrangência e a importância do diálogo entre diferentes segmentos sociais na construção de uma agenda conjunta.

“A expectativa é bastante positiva em relação a intervenção do partido nas lutas populares neste novo momento, tendo como desafio a elaboração de uma agenda dos movimentos que unifique as diversas frentes e de uma pauta política sintonizada com a defesa dos direitos do povo e pela democracia”, disse Galindo.

O debate foi pautado por temas que abrangem desde questões locais até demandas nacionais, incluindo o enfrentamento à desigualdade social, a defesa dos direitos humanos e a resistência aos retrocessos em áreas como educação e saúde. Além disso, a discussão abordou estratégias de mobilização popular e formas de fortalecer a participação da sociedade civil nas decisões políticas.

O secretário de Movimentos Sociais do PCdoB-BA, Caio Botelho, explicou também que a reunião se debruçou sobre os governos do presidente Lula e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, seus desafios e a participação dos movimentos nesse cenário.  “Nosso papel no sentido de pressionar também os governos a executarem o programa pelo qual foram eleitos, ou seja, lutar por mais direitos, lutar por mais avanços sociais, digamos assim, de trazer esses governos para a pauta progressista avançada”, contou Caio.

Além disso, continua o secretário, no encontro também foi pautado o revigoramento do partido. “Continuamos os debates iniciados lá no 15º congresso do PCdoB-BA, e da necessidade de a gente construir um partido comunista com feições modernas que reafirma o marxismo, mas também desenvolva o marxismo, a importância de a gente se jogar ainda mais onde o povo está, digamos assim, aquela ideia de que o comunista no meio do povo é como um peixe dentro d’água, então é o nosso ambiente natural”, continuou.

Ao final da reunião, foi consenso entre os participantes que a união dos Movimentos Sociais do PCdoB-BA é essencial para enfrentar os desafios atuais e construir uma sociedade mais justa e inclusiva. Compromissos foram assumidos para a continuidade do diálogo e para a realização de ações conjuntas nos próximos meses.

A reunião dos Movimentos Sociais do PCdoB-BA se mostrou, assim, um espaço de articulação, debate e construção de estratégias, reforçando a importância do engajamento cívico e da participação ativa da sociedade na construção de um futuro mais promissor. Estiveram presentes representantes dos/as trabalhadores, juventude, movimento negro, mulheres, UBM, LGBTQIAP+, solidariedade internacional, direitos humanos, meio ambiente, movimento comunitário, luta anticapacitista etc.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados