Notícia

Morro do Chapéu: Vereador Luciano Lula convoca audiência sobre implantação de Universidade Federal na Chapada

10 outubro, 2023

O vereador de Morro do Chapéu, Luciano Lula, realiza, na manhã desta quarta-feira (11), uma audiência sobre a implantação da Universidade Federal da Chapada Diamantina (UFCD), em parceria com o Coletivo Mobiliza UFCD, o Colegiado do Desenvolvimento Territorial da Chapada Diamantina (Codeter) e a Comissão pró UFCD dos Territórios da Chapada Diamantina, de Irecê e Piemonte do Paraguassu. O encontro será no Auditório da Sociedade Filarmônica Minerva, na cidade de Morro do Chapéu, às 8h.

Segundo explica o vereador, a proposta da audiência é retomar o debate em torno do projeto de criação da instituição de ensino superior, que foi aprovado em 2013, tendo como base o amplo apoio ao projeto dentro da escuta do Plano Plurianual Participativo (PPA) 2024-2027 do governo federal. De acordo com Luciano, a proposta da implantação da UFCD foi a mais votada na Bahia, e a segunda mais votada no Brasil.

“Vamos recuperar o projeto original, reformular os dados sociais e econômicos, atualizar e voltar com todo gás tendo em vista o governo popular, progressista”, diz. À época, o projeto da universidade prometia abarcar uma região com aproximadamente 24 cidades e com mais de 370 mil habitantes.

O projeto inicial, de número 4094/2012, foi elaborado pelo deputado Afonso Florence (PT) e relatado pela deputada Alice Portugal (PCdoB), com o objetivo de lançar prerrogativa para que o governo federal autorizasse a nova universidade, com previsão de campi nas cidades de Lençóis, Seabra, Ipirá, Rio de Contas e Morro do Chapéu. Mas “lamentavelmente, por conta do desgoverno que assumiu a presidência da República a partir do impeachment da presidente Dilma Rousseff, nenhuma Universidade Federal foi implantada no Brasil por falta de compromisso com a educação dos dois governos que antecederam esse atual”, conta Luciano, acreditando que esse é um momento favorável.

Defensora da luta das universidades públicas e com participação ativa na implantação das universidades federais no país, Alice Portugal destacou a potencialidade “gigantesca” da região e a necessidade de se investir em educação na área.

“Essa região, que desempenha um papel significativo na economia, no ecoturismo e na cultura do nosso país, também merece ser ocupada pela ciência e pela educação superior de qualidade. Este é o caminho para garantir a continuidade e a valorização da educação em nosso país”, afirmou a parlamentar.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados