Notícia

Moção de Solidariedade ao Povo Palestino

15 novembro, 2023

Já são 75 anos de sofrimento e humilhação impostos aos palestinos, desde que a ONU patrocinou a instalação do Estado de Israel em área ocupada há milênios pelo povo palestino.

Israel, aproveitando-se do fato de possuir uma poderosa força militar, patrocinada pelo imperialismo, avança sobre as terras da Palestina histórica e as ocupa com assentamentos, expulsando os legítimos ocupantes. Somente em 1948 os palestinos foram vítimas de uma catástrofe (A Nakba), caracterizada pela expulsão de mais de 700 mil pessoas, a destruição de mais de 400 vilarejos e a perda de 77% dos seus territórios.

Nesse processo, a Faixa de Gaza foi transformada por Israel em uma prisão a céu aberto, com seus habitantes sem liberdade para ir e vir, com todas as características de um verdadeiro campo de concentração nazista, onde existe uma enorme muralha e postos de controle onde as pessoas são humilhadas, diariamente. Mas, os oprimidos palestinos, recorrentemente, se rebelam contra a força ocupante, que sempre reage de maneira extremamente desproporcional, como agora.

O mundo assiste estarrecido ao que ocorre com o povo palestino, na Faixa de Gaza e outras áreas do Oriente Médio. Milhões de pessoas ocupam ruas e praças em diversos países exigindo o cessar-fogo e o fim dos assassinatos em massa perpetrados pelo exército sionista, que, impiedosamente, bombardeia hospitais, corta o fornecimento de energia e combustível, inviabilizando, inclusive, o abastecimento de água á população.

Pela primeira vez na história o genocídio de um povo é televisionado. Porque é um genocídio? Porque o Estado sionista de Israel, através do uso de um aparato de guerra extremamente desproporcional, massacra a população palestina, sobretudo, crianças e mulheres, com o claro objetivo de impedir a reprodução daquele povo e, dessa forma, facilitar o seu projeto colonialista.

Tudo isso com o apoio do imperialismo estadunidense e seus vassalos da Europa e de outras regiões. Ressalte-se que os Estados Unidos, buscando deflagar uma acintosa intimidação dos povos e Estados árabes e garantir a carnificina praticada por Israel, deslocou para a região três porta-aviões de guerra superequipados e aprovou, agora, uma ajuda militar ao Estado sionista de 14,5 bilhões de dólares.

Diante de tudo isso, os comunistas baianos, reunidos nesta Conferência Estadual do Partido Comunista do Brasil, expressam, veementemente, sua indignação com o genocídio praticado pelo Estado sionista, colonizador e racista, contra o povo palestino, ao qual manifestam toda a sua solidariedade.

Pela desocupação dos territórios palestinos, ilegal e arbitrariamente ocupados por Israel!
Pela autodeterminação da nação palestina através da criação de um Estado soberano próprio!
Cessar-fogo, já! Parem o genocídio do povo palestino!
Palestina livre!

Salvador, 15 de novembro de 2023.

Plenária final da Conferência Estadual do PCdoB na Bahia

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados